Tecnologia
Smartphone bisbilhoteiro? Preserve sua privacidade com dicas práticas!
O que muitos suspeitavam pode ser realmente verdade em alguns casos, de acordo com informações recentes; saiba como proteger sua privacidade!
Se você deixa seu smartphone ao seu lado constantemente, já deve ter sentido que o aparelho pode estar te ouvindo. Você fala com alguém sobre um produto ou serviço e, logo depois, recebe um anúncio exatamente sobre isso na tela.
Isso faz com que muitas pessoas fiquem preocupadas com a segurança de sua privacidade ao utilizar o smartphone. Então, será que os aplicativos podem acessar o microfone do seu celular e utilizar suas conversas para oferecer propagandas personalizadas?
A resposta, no entanto, não é tão simples quanto se imagina. Isso porque, por um lado, os aplicativos precisam que você autorize o acesso ao microfone do seu celular. Você ainda pode conferir quais são os aplicativos autorizados nas configurações do sistema operacional.
Já, por outro lado, alguns aplicativos utilizam de técnicas de reconhecimento de som para identificar barulhos ambientes, como músicas, filmes ou programas de TV, utilizando essas informações para fornecer anúncios personalizados e eficazes.
Outro fator é que alguns desses aplicativos utilizam o microfone para captar sinais ultrassônicos, que os seres humanos não conseguem ouvir, mas que podem ser utilizados para transmitir dados entre dispositivos.
Privacidade no celular
Apesar das redes sociais, como o Instagram e Facebook, negarem usar os dados dos microfones dos usuários, uma pesquisa recente da NordVPN (serviço de rede privada virtual) permite aos usuários utilizar a internet de maneira anônima e segura, mas informa que não é bem assim.
Conforme informado pela empresa, esses aplicativos utilizam “beacons de áudio” ultrassônicos, como mencionados anteriormente, de modo que vincule todos os dispositivos que a pessoa tem em casa e faça uma análise do comportamento e localização dela.
Como reforçar a privacidade ao utilizar o smartphone
Conforme a NordVPN, mesmo que seja impossível de encerrar o funcionamento desses áudios ultrassônicos, é possível utilizar uma medida para restringir a chance do celular captar esses barulhos.
Para isso, basta restringir as permissões desnecessárias concedidas aos aplicativos instalados no seu celular. Basta acessar as configurações e encontrar a opção de privacidade. Feito isso, é possível verificar os aplicativos que podem acessar o microfone e limitar essa configuração quando necessário.

-
Tecnologia17 horas atrás
Descubra o horário ideal do dia para desligar o celular, segundo Bill Gates
-
Tecnologia2 dias atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Tecnologia1 dia atrás
Robôs, IA e biotecnologia: estudo revela as empresas mais inovadoras da agricultura
-
Automobilística2 dias atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política1 dia atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana
-
Mundo1 dia atrás
Colômbia pede adesão ao banco dos Brics e sinaliza afastamento dos EUA
-
Finanças1 dia atrás
5 aplicativos que facilitam a gestão financeira e vão aliviar seu bolso