Conecte-se conosco

Agronegócio

Querendo uma espécie nova no seu jardim? Cultive a arbustiva avelós!

Apesar de tóxico, o avelós é muito ornamental e pode ser cultivado facilmente em vasos. Confira os detalhes e coloque em prática. 

Publicado

em

O avelós é um arbusto ou arvoreta lenhoso, de seiva tóxica e aspecto único e decorativo. Além disso, apresenta caule ereto e ramificado, geralmente verde, mas sob sol forte adquire belas tonalidades alaranjadas e avermelhadas. As folhas são esparsas, assim como as flores terminais pequenas, de pouca importância ornamental.

Muito rústico e peculiar, o avelós pode ser cultivado em jardins, vasos e jardineiras. Contudo, como já mencionado, a planta apresenta seiva leitosa muito tóxica e por isso, seu plantio em locais acessíveis a animais e crianças não é recomendável. 

Se não for esse o caso, todavia, não há problemas e o avelós pode ser cultivado sem medo. Desse modo, se você quer agregar certa excentricidade à sua decoração, escolheu a espécie certa. Assim, confira as principais dicas de cultivo.

Reprodução: Freepik

Propagação

Os avelós multiplicam-se por estaquia dos ramos, postos a enraizar em substrato drenável o ano todo. Corte uma rama saudável com de cerca de 25 cm e deixe estancar a seiva antes do plantio. Encha um balainho com terra fértil e plante a estaca. Coloque à meia sombra e regue diariamente até que crie raízes. 

Transplante, substrato e irrigação

Depois que a muda estiver enraizado e as raízes começarem a sair do balainho, transplante para o local definitivo. Caso opte pelo cultivo em vaso, certifique-se que o recipiente apresenta orifícios de drenagem. Coloque pedriscos no fundo e preencha com terra.

O avelós cresce em diversos tipos de solos, preferencialmente drenáveis. Vegeta bem mesmo em solos pobres, mas a fertilização permitirá o crescimento dê uma planta mais viçosa e bonita. Coloque a muda no vaso e cubra com terra. Irrigue de forma esparsa.

Luminosidade

Com relação à luminosidade, após o transplante, o avelós deve ser cultivado sob sol pleno. Importante ressaltar que a espécie tolerante bem a estiagem, todavia, não resiste ao frio intenso ou geadas. Durante o inverno frio reduza as regas e coloque seu vaso em local mais quente.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS