Conecte-se conosco

Automobilística

Perda total: reparar a bateria de carros elétricos está fora de questão devido a altos custos

Pequenos acidentes podem fazer com que modelos de carros elétricos deem perda total, isso devido ao local onde é instalado a bateria.

Publicado

em

carros elétricos

Pequenos acidentes de trânsito podem fazer com que carros elétricos acabem com perda total. Isso acontece devido ao posicionamento da bateria e o preço do componente.

Nos Estados Unidos, isso está se tornando comum. Carros novos e com baixa quilometragem acabam por ter perda total e são encaminhados a leilão para tenham suas peças retiradas. Depois disso, são encaminhados a um ferro-velho.

Apesar de ser pequenas colisões de trânsito, que deveriam ser facilmente resolvidas, o alto valor das baterias dos veículos acaba tornando o reparo inviável.

Os modelos da Tesla são um dos mais afetados por isso. Em especial, o Model Y, que o torna vulnerável pelo posicionamento de sua bateria. Conforme o levantamento feito pelo Reuters e compartilhado pelo site The Drive.

Já no Tesla Model 3, a bateria é colocada dentro da carroceria do veículo, o que traz mais rigidez e segurança para esses pequenos acidentes. Mas, por outro lado, torna a manutenção extremamente difícil e ainda, a bateria é envolta por uma peça que não pode ser substituída.

Para se ter uma noção do motivo pelo qual a troca das baterias não é viável e considerado perda total, saiba que o valor apenas desse componente é de US$16 mil (na cotação atual, por volta de R$ 84 mil). Isso sem considerar a mão de obra, o valor para a troca e os periféricos.

Soluções

Outras marcas vêm buscando soluções mais eficientes do que as encontradas pela Tesla. Isso porque a ideia de proteger a bateria por meio da estrutura e a colocar em um invólucro, já é vista nos aparelhos celulares, no entanto, para carros não se mostra tão eficiente.

A Ford e General Motors, por exemplo, permitem que sejam fabricadas e substituídas de forma independente pacotes modulares das células das baterias, tornando desnecessário trocar o todo.

Isso ainda não pode ser visto nos veículos criados pela Tesla, no entanto, é necessário aguardar para observar os próximos passos que devem ser tomados para evitar que carros elétricos deem perda total devido a acidentes tão pequenos como leves colisões.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS