Conecte-se conosco

Automobilística

Instalações da antiga fábrica da Ford, na Bahia, ainda não serão vendidas? Saiba mais

Os rumores de que a antiga fábrica da Ford seria vendida são falsos. A desativação da fábrica afetou bastante a população local.

Publicado

em

Recentemente, o governador da Bahia e o Ministro do Trabalho declararam, nas redes sociais, a possibilidade da venda da antiga fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia. Os rumores se relacionavam com um acordo de compra que já estaria fechado entre uma multinacional americana e a chinesa BYD.

As expectativas em relação ao destino da grande montadora é grande devido à alta possibilidade de geração de empregos na cidade baiana. No entanto, a Ford afirmou em nota que a venda de suas instalações não está concluída, entenda o caso.

Cars are lined up at Ford Motor Company assembly line in Camacari

Fechamento da fábrica da Ford em 2021

A Ford encerrou as operações da fábrica em Camaçari, na Bahia, em janeiro de 2021. A empresa tomou essa decisão como parte de uma reestruturação global para concentrar suas operações em mercados considerados mais lucrativos e descontinuar a produção de veículos menos rentáveis.

A fábrica de Camaçari, que produzia os modelos Ka e EcoSport, tinha uma capacidade produtiva de 250 mil veículos por ano e empregava cerca de 5 mil pessoas. A decisão da Ford de encerrar as operações na Bahia foi uma surpresa para muitos e gerou grande impacto na economia local.

A empresa afirmou que vai manter as operações de vendas e assistência técnica no Brasil, mas irá importar seus veículos de outras regiões, em vez de produzi-los localmente.

Nota da Ford sobre a venda das instalações

De acordo com a empresa:

A Ford comunica que continua ativamente em processo de negociação com potencial comprador e, portanto, a venda não foi concluída. Informações futuras sobre este tema serão comunicadas a depender do progresso das negociações.”

Logo, conforme pronunciamento da própria empresa, a venda não foi realizada, sem possibilidade, por ora, disso acontecer, o que afeta diretamente a vida dos antigos trabalhadores da fábrica e toda aquela região.

Rumores de uma nova negociação

Desde o mês passado, as expectativas de uma possível retomada das atividades na antiga fábrica da Ford têm aumentado. O próprio ministro do Trabalho, Luiz Marinho, chegou a anunciar em suas redes sociais a existência de negociações para o reinício das atividades na planta.

Além disso, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), mencionou em suas redes sociais a possibilidade de retomada da atividade industrial no Nordeste, com a produção de veículos pela empresa chinesa que irá ocupar a planta onde a Ford operou até 2021.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS