Saúde
Perca Peso com a Poderosa Dieta da Banana: Saúde, Fibra e Vitaminas!
Saiba como fazer a famosa dieta da banana, quais são os benefícios e os riscos dessa nova moda para emagrecer.
A banana é uma fruta tropical muito conhecida ao redor do mundo, principalmente no Brasil. Ela é rica em fibras, potássio e vitaminas, podendo ser consumida de diversas maneiras, como cozida, assada, in natura, frita ou em receitas.
Isso além de trazer diversos benefícios para a saúde, como a prevenção de cãibras, regulagem do intestino e uma melhora no humor. Agora, a fruta está mais famosa do que nunca, visto a pesquisa sobre a dieta da banana ter crescido 2000% nos últimos 3 meses, de acordo com o Google.
Essa é uma dieta baseada no consumo da fruta no café da manhã, acompanhadas de água morna ou chá sem açúcar. A prática foi criada por uma farmacêutica, chamada Sumilo Watanabe, que afirma que as bananas possuem propriedades que aceleram o metabolismo e facilitam a digestão.
Como fazer a dieta da banana
De acordo com Watanabe, a dieta semi-restritiva é baseada no consumo diário da fruta no café da manhã, podendo substituir todos os alimentos da primeira refeição do dia pela fruta à vontade, ou consumir quatro unidades com um ou dois copos de água morna ou em temperatura ambiente.
Assim, o consumo da fruta pela manhã cria um tipo de gel no estômago, o que causa a demora na digestão. No entanto, o exagero pode dificultar o emagrecimento, já que se trata de uma fruta rica em carboidratos.
Benefícios
Os principais benefícios da dieta da banana são:
- Trata-se de uma dieta simples e barata, que não requer o preparo de receitas elaboradas ou a compra de alimentos caros;
- É uma dieta que pode aumentar a saciedade e reduzir a vontade de comer doces e carboidratos refinados;
- É ainda uma dieta rica em fibras, vitaminas e potássio, que fazem bem à saúde do intestino, do coração e do sistema imunológico.
Riscos
No entanto, nem só de benefícios é feita a dieta da banana. Entre os possíveis riscos para quem pretende incorporar a dieta no seu dia a dia, estão os que seguem:
- É uma dieta restritiva, que pode causar deficiências nutricionais se não for acompanhada de uma alimentação equilibrada também nas demais refeições diárias;
- Pode não ser indicada para pessoas com diabetes, problemas renais ou hipertensão, já que bananas são ricas em sódio e açúcar;
- Pode também provocar enjoos, gases e diarreia em alguns indivíduos, devido ao excesso de frutose e amido presente nessas frutas.
Assim, como todas as dietas, recomenda-se um acompanhamento médico ou nutricional. Além disso, a dieta da banana pode sim promover a perda de peso rápida e simples, mas não deve ser mantida por mais de duas semanas por conta própria.
Por fim, sempre é importante lembrar que o emagrecimento depende de diversos fatores, como a alimentação, genética e prática de atividades físicas. Então, não é possível garantir que a dieta da banana irá funcionar da mesma maneira para todas as pessoas.

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção