Saúde
Escudo Anti-Demência: Hábitos Saudáveis e Alimentos Mágicos!
Estudo destaca a importância da dieta mediterrânea e do consumo de vegetais folhosos na luta contra a demência em idosos. Confira!
Um novo estudo publicado na revista Neurology sugere que o consumo regular de espinafre e outros vegetais folhosos verdes pode reduzir o risco de desenvolvimento da doença de Alzheimer.
Embora os pesquisadores destacam que uma dieta saudável como um todo é a melhor proteção contra a demência, os resultados do estudo são encorajadores para aqueles que buscam maneiras de melhorar a saúde do cérebro e proteger a cognição à medida que envelhecem.
A relação entre os vegetais e a demência
O estudo envolveu 581 indivíduos com uma média de idade de 84 anos durante a avaliação de suas dietas. Esses participantes se voluntariaram para doar seus cérebros após a morte para apoiar a pesquisa sobre demência.
Essas pessoas responderam questionários detalhados anualmente sobre sua ingestão de alimentos em várias categorias. Esses foram os resultados:
- Antes de falecer, cerca de 39% dos participantes foram diagnosticados com demência, enquanto 66% preencheram os critérios para a doença de Alzheimer durante a autópsia.
Para avaliar a quantidade de placas amilóides e emaranhados tau, ambos marcadores presentes no cérebro de pessoas com doença de Alzheimer e em idosos com cognição normal, a equipe examinou os cérebros dos participantes após a morte.
Os pesquisadores avaliaram a qualidade da dieta de cada indivíduo usando os dados dos questionários alimentares coletados. Os dados foram ajustados para fatores como idade, sexo, educação, ingestão calórica total e predisposição genética para a doença de Alzheimer.
Descobriu-se que as pessoas que seguiam a dieta mediterrânea tinham quantidades médias de placas e emaranhados em seus cérebros, equivalentes a serem 18 anos mais jovens do que os outros participantes.
A dieta mediterrânea recomenda o consumo de vegetais, frutas e pelo menos três porções de peixe por semana. Ela é muito interessante para pessoas que querem emagrecer.
Agarwal considera os resultados encorajadores, afirmando que, embora o estudo não comprove uma relação direta entre uma dieta saudável e a redução de placas amilóides, que são um biomarcador da doença de Alzheimer, há uma correlação clara entre ambos.
Sendo assim, o estudo sugere que seguir uma dieta saudável com vegetais folhosos pode ajudar as pessoas a melhorar a saúde do cérebro e proteger a cognição à medida que envelhecem.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp