Conecte-se conosco

Saúde

O que acontece quando maquiagens fora da validade são utilizadas? Especialistas explicam os riscos

Veja o que os especialistas dizem sobre o uso de maquiagens fora da validade, os riscos que podem gerar e como proceder em caso de alergias.

Publicado

em

Maquiagem com base craquelada, batom que esfarela e rímel seco são algumas situações desagradáveis que podem ocorrer quando se usa produtos vencidos. Muitas pessoas desconhecem que cosméticos possuem prazo de validade, assim como outros produtos industrializados.

O problema é que, além de perderem a eficácia, maquiagens vencidas são um ambiente propício para a proliferação de fungos e bactérias, alerta o dermatologista Lucas Miranda, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). O uso desses produtos pode causar diversas doenças de pele.

Maquiagens vencidas podem causar doenças como conjuntivite, coceira e infecções oculares. Já na pele, a utilização de produtos fora do prazo de validade pode levar ao entupimento dos poros, gerando problemas como acne, foliculite e descamação.

  • Prazo de validade

Identificar o prazo de validade de cada produto é um desafio, mas a maioria possui um símbolo de embalagem aberta com um número e uma letra indicando o período máximo de utilização, como 6M, 24M, etc.

O dermatologista explica que a simbologia encontrada nas embalagens de maquiagem indica até quando o produto pode ser utilizado, como 6M para seis meses e 24M para 24 meses, geralmente localizada no verso da embalagem.

No entanto, o símbolo pode ser apagado com o tempo e o uso, o que torna importante observar outros aspectos que indicam a validade da maquiagem. Alterações no cheiro, cor, consistência e capacidade de fixação são sinais a serem observados, assim como pontos verdes, cinzas ou brancos, que podem indicar contaminação do produto.

As promoções de produtos perto da data de expiração são comuns em diversas perfumarias e atraem muitos consumidores que não sabem que estão comprando produtos próximos à data de vencimento.

No entanto, o especialista em dermatologia adverte que essa estratégia pode ser útil apenas para certos perfis de consumidores e aconselha que cada indivíduo saiba determinar por quanto tempo planeja usar uma determinada maquiagem.

Lucas destaca que pessoas que usam maquiagem diariamente ou profissionais da área, como maquiadores, terão mais chances de utilizar o produto dentro do prazo de validade. Por outro lado, para quem usa de vez em quando, não é recomendado comprar esses produtos próximo à data de validade.

Segundo o especialista, as validades dos produtos de maquiagem líquidos e em pó variam de acordo com suas diferentes propriedades e ingredientes. Bases e corretivos, por exemplo, são mais propensos a proliferações de bactérias em comparação com produtos em pó.

Produtos líquidos, como máscaras de cílios e delineadores, que contêm mais água em sua composição, também podem ser mais propensos à contaminação bacteriana.

Além disso, a tabela divulgada pela SBD mostra que diferentes tipos de produtos de maquiagem possuem diferentes prazos de validade, como sombras compactas que podem durar até 36 meses, enquanto delineadores têm validade máxima de 12 meses.

Os conservantes utilizados também afetam a expiração dos produtos. Os que contam com conservantes mais fortes, prolongam sua durabilidade.

  • Alergia a maquiagem

Segundo o dermatologista, é importante destacar que o uso de maquiagem vencida não necessariamente resultará em alergias para o consumidor. No entanto, é importante prevenir doenças e observar a reação da pele após o uso de um produto, mesmo que esteja dentro do prazo de validade.

Se houver reações adversas como vermelhidão, ardência ou coceira, o produto deve ser imediatamente removido e a área limpa. O Dr. Lucas aconselha que as pessoas que apresentarem uma reação alérgica não usem pomadas ou produtos dermatológicos.

“O protocolo é lavar bem o rosto, aplicar compressas frias para aliviar a sensação de ardor e, se os sintomas persistirem, procurar ajuda médica o mais rápido possível”, orienta o especialista.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS