Conecte-se conosco

Saúde

Milagrosa: dieta mediterrânea reduz riscos de mortalidade

Sem exercícios, apenas com essa dieta mediterrânea, os riscos de morte por AVC e infarto se tornam baixíssimos. Conheça essa dieta milagrosa.

Publicado

em

Já pensou que apenas mudar sua alimentação pode vir a ser uma ótima forma de prevenir que infartos e AVC sejam mortais para pessoas que já possuem risco cardiovascular? É isso que a dieta mediterrânea promove, e, associada ou não a exercícios, pode ser sim milagrosa.

Isso foi descoberto devido à pesquisa publicada no periódico BMJ, na última quarta-feira (29). Essa dieta pode ser útil para quem sofre com diabete tipo 2, obesidade, colesterol alto, pressão alta, para aqueles que fumam ou bebem bebidas alcoólicas em níveis nocivos e também para quem é fisicamente inativo.

Essa dieta nada mais é do que rica em azeite, nozes, vegetais, frutos do mar e grãos integrais. Parece simples, mas o bem que esse tipo de alimentação faz é de outro mundo.

Pesquisa

A pesquisa que levou a esse resultado contou com 40 ensaios clínicos feitos de maneira aleatória. Para esses, foram utilizadas cerca de 35.548 pessoas.

Aqueles que optaram por participar da pesquisa foram acompanhados durante três anos e em sete programas de dietas. Os resultados foram revisados por pesquisadores da China, Espanha, Brasil, Colômbia e Estados Unidos.

Dietas

  • Mediterrânea com gordura modificada;
  • Mediterrânea com baixo teor de gordura;
  • Mediterrânea com baixíssimo teor de gordura;
  • Mediterrânea com baixo teor de gordura e de sódio;
  • Pritikin: baixo teor de gordura aliada ao alto teor de fibras e limitação de carne vermelha e alimentos processados;
  • Ornish: dieta vegetariana com baixo teor de açúcar refinado e gordura.

Essas foram as dietas utilizadas para o programa. Os resultados apontaram que as dietas mediterrâneas foram as melhores, até mesmo do que a intervenção mínima no que se diz respeito a derrame e ataque cardíaco não fatal.

Mas não foram somente esses que foram melhores que a intervenção mínima. Os planos alimentares com menos gordura também são úteis para a prevenção da mortalidade.

As outras dietas, se comparadas à intervenção mínima, não surtiram efeito nenhum ou quase nenhum, dentro dos resultados apresentados pela pesquisa.

Limitações

Esse estudo, porém, conta com limitações, visto que é difícil para os cientistas saberem se a dieta foi seguida à risca por parte dos participantes e se também os resultados não podem ter sido afetados por elementos externos, como o uso de medicamentos, além dos eventuais vícios, como cigarro e álcool.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS