Conecte-se conosco

Agronegócio

Conheça o agerato, a espécie ideal para compor vasos e bordaduras

Conheça essa bela plantinha que pode ser utilizada na ornamentação e que ainda possui propriedades medicinais.

Publicado

em

O agerato (Ageratum houstonianum), também conhecido como celestina, erva-de-são-joão ou erva-de-santa-lúcia, é uma planta herbácea de florescimento vistoso, ideal para compor vasos, maciços e bordaduras em diferentes tipos de clima. Seu porte é pequeno e sua folhagem, densa.

Além disso, apresenta inflorescências compostas por numerosas flores felpudas, em diferentes tons de azul e lilás, mas que também podem ser róseas ou brancas, de acordo com a variedade.

Além de delicado, o agerato exige pouca manutenção e apresenta propriedades medicinais. Apesar disso, não é aconselhável que a planta seja utilizada sem recomendação medica, já que pode ser toxicas ao fígado se consumida em excesso.

Se você tem interesse no cultivo da espécie, acompanhe algumas das preferências do agerato com relação a solo, regas, luminosidade, adubação e mais!

Reprodução: Freepik

Como cultivar

Clima e luminosidade

Deve ser cultivado em climas quentes, conduzido sob meia-sombra, ou ao menos protegido do sol forte do meio-dia. Nos climas mais frios ou amenos, o cultivo deve ser sob sol pleno, para um intenso florescimento. Importante ressaltar que a espécie não tolera geadas ou encharcamentos.

Solo

O substrato ideal deve ser fértil, drenável e enriquecido com matéria orgânica.

Regas 

Deve ser regada regularmente de modo a manter a terra levemente úmida. Evite excessos de água, já que isso pode contribuir para o apodrecimento das raízes. 

Propagação

Multiplica-se por sementes postas a germinar no inverno, em ambiente protegido do frio intenso ou geadas.

Outros cuidados

Recomenda-se a remoção das flores murchas, assim como a fertilização mensal para estimular florações sucessivas no agerato.

Propriedades medicinais

Podem ser utilizadas as folhas e flores da planta para a finalidade medicinal. Possui propriedades analgésicas, antiespasmódicas, anti-inflamatórias, antirreumáticas, cicatrizante, diurética, vasodilatadora, estimulante, febrífuga e outras. Deve ser consumida apenas com orientação de um médico.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS