Mundo
Hashis: Evite gafes! Descubra o uso correto na cultura oriental
É muito comum vermos as pessoas usarem os hashis de forma um tanto atrapalhada, no entanto, jamais faça isso em uma mesa de jantar!
Há diferentes tipos de culturas ao redor do mundo e todas possuem seus próprios hábitos de como uma pessoa deve se comportar diante da mesa. Um bom exemplo a ser citado é em relação ao uso de hashi, os famosos pauzinhos, no jantar asiático e ocidental.
Em sinal de respeito, é muito comum pessoas que não sabem usar os instrumentos tentarem manuseá-lo, mas não terem sucesso já na primeira vez. Sendo assim, alguns podem acabar usando o hashi, próprio para arroz frito, em pedaços de carne e em outros alimentos.
A prática não é considerada legal nesse tipo de comida, principalmente se for espetado de qualquer forma. Caso a pessoa faça isso, pode acabar sendo vista com maus olhos pelos orientais e asiáticos.
Jamais use o hashi dessa forma
Apesar de a prática do uso de hashi ser muito comum entre as culturas citadas, se você não souber usá-lo, poderá cometer uma bela mancada. Por isso jamais, em hipótese alguma, enfie o hashi de modo vertical em uma tigela de arroz ou em qualquer outra de alimentos.
O ato representa funerais e até mesmo mortes para os povos de países asiáticos que praticam o xintoísmo. Alguns deles são Vietnã, Coreia, Japão e China. As pessoas desses lugares costumam montar um altar com flores, comidas, dentre outros, para aqueles que faleceram.
E o que é muito comum de se ver nesses altares? Os típicos pauzinhos enfiados em uma tigela de arroz. Isso quer dizer que aquele alimento está sendo oferecido para a pessoa que já partiu.
Sendo assim, o melhor a se fazer é evitar espetar o hashi em uma tigela de arroz em restaurantes, pois as pessoas pensarão que você está convidando os mortos para um banquete. Além disso, esse tipo de atitude é considerado totalmente desrespeitoso por esses povos.
Antes de visitar qualquer restaurante de uma cultura diferente, é recomendado pesquisar sobre os valores e práticas daquelas pessoas, para não passar vergonha.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp