Saúde
Vai viajar? Veja dicas para evitar pernas inchadas durante o trajeto
Viajar é quase sempre uma delícia, mas o inchaço nas pernas e nos pés pode causar incômodo. Saiba como resolver o problema.
Após longos períodos sentado, quase sem se movimentar, pode ocorrer inchaço e dor na região das pernas e dos pés.
É comum em quem faz longas viagens, seja de carro, ônibus ou até mesmo avião, permanecer muito tempo na mesma posição e sentir certo desconforto nos membros inferiores ao final do trajeto.
Quando ficamos muito tempo sentados, durante uma viagem, por exemplo, a posição das pernas para baixo dificulta uma correta circulação do sangue de volta para o tronco.
Com as pernas nessa posição e as panturrilhas relaxadas, não ocorre a bomba muscular que auxilia o retorno do sangue mesmo contra a gravidade, por isso acaba acontecendo o inchaço.
Segundo a cirurgiã vascular Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e angiologista, essa circulação incorreta, além de impedir que o sangue retorne para o coração, faz com que o sangue passe para os tecidos próximos, causando até mesmo edemas.
Em alguns casos extremos, quando o músculo da panturrilha não é exercitado por muito tempo e o inchaço é longo, pode ocorrer a formação de coágulos, trombose e até mesmo embolia pulmonar.
É importante, segundo a Dra. Aline, ficar atento aos sinais de inchaço logo que se iniciam para evitar mais problemas. Sempre que começar a perceber o aumento do tamanho dos pés e tornozelos e sentir a pele esticada e brilhante, pode já estar ocorrendo o inchaço, mesmo sem a dor.
Com algumas dicas simples, pode-se evitar maiores danos aos músculos e vasos. Sempre que for realizar uma viagem mais longa de carro, planeje algumas paradas para se movimentar e melhorar a circulação do sangue nas pernas.
Em caso de viagem de ônibus ou avião, tente movimentar os membros inferiores mesmo que fique em seu assento. Se possível, caminhe ocasionalmente até o banheiro para ativar a musculatura e auxiliar no retorno do sangue.
Também é importante evitar calças e sapatos muito justos ou apertados. Roupas mais largas favorecem a movimentação e uma melhor circulação do sangue, evitando os possíveis inchaços.

-
Bancos17 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Imposto de Renda - IRPF13 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Tecnologia9 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Finanças2 dias atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Empresas5 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação