Conecte-se conosco

Agronegócio

Aroeira-pimenteira ou pimenta rosa? É tudo a mesma coisa! Saiba mais

Muito comum especialmente no cerrado brasileiro, a aroeira-pimenta também é conhecida como pimenta-rosa.

Publicado

em

A aroeira-pimenta, também conhecida como pimenta-rosa, é uma árvore muito comum no bioma cerrado. A Schinus terebinthifolia é natural da América do Sul e, no Brasil, é muito comum ser encontrada no Cerrado, na Mata Atlântica e também nos Pampas.

A árvore possui de pequeno a médio porte, com altura entre 5 a 10 metros. Seu fruto possui uma coloração avermelhada e sabor um tanto peculiar, já que apresenta a picância da pimenta do reino com um leve adocicado, sendo, portanto, mais suave. Sua colheita se dá entre janeiro e julho.

Usada na culinária, a espécie é considerada um condimento aromático e saboroso, sendo amplamente empregada na cozinha salgada e também na doce! O fruto pode ser utilizado como tempero, para agregar sabor especial a diversos pratos.

O melhor é que além de aprazível, o consumo do fruto pode apresentar vantagens significativas para o organismo. Confira! 

Favorece o emagrecimento

Um dos benefícios da pimenta rosa também é que ela favorece o emagrecimento. Isso porque a fruta da aroeira promove a sensação de saciedade no organismo. Isso torna o controle do apetite mais fácil e, consequentemente, pode ajudar a consumir uma quantidade menor de calorias ao longo do dia.

Vale ressaltar, contudo, que uma alimentação equilibrada cumulada com a pratica de atividades físicas são essenciais. 

É fonte de cálcio

O fruto apresenta cálcio em sua composição, mineral importante para a saúde dos ossos, para a contração muscular, para a frequência cardíaca e para o processo de coagulação do sangue.

Ajuda a diminuir coágulos

A pimenta rosa também pode contribuir com a diminuição de coágulos no sangue, otimizando o fluxo regular de sangue e oxigênio, evitando problemas como embolia pulmonar, trombose, acidente vascular cerebral (AVC) e isquemia.

Pode ser usada como remédio natural

A pimenta rosa também pode ser utilizada na medicina popular no tratamento de doenças venéreas, reumatismo, diarreia, dores, gengivite e febre.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS