Conecte-se conosco

Tecnologia

Retirada definitiva: Aplicativo Google Now Launcher vai parar de funcionar

Atualização do app decretará o fim dele ainda este mês. Lançado em 2014, ele foi substituído por outras ferramentas, como o Pixel Launcher.

Publicado

em

O aplicativo Google Now Launcher está com os dias contados. Ele deve parar de funcionar nas próximas semanas, conforme indícios descobertos pelo portal 9to5Google.

Ao verificar o código do app em sua versão atualizada (14.14), o site identificou a alteração que bloqueará o uso da ferramenta em aparelhos smartphones. A Google ainda não divulgou uma informação oficial, tampouco a data específica para a paralisação do serviço, mas como os indicativos são fortes, os especialistas acreditam que a paralisação ocorrerá ainda este mês.

Dispositivos que ainda têm o app instalado voltarão, automaticamente, ao launcher padrão do sistema operacional. Se você costuma utilizar o programa, é bom ficar de olho e se atentar para isso.

Criação

O Google Now Launcher foi lançado em 2014 com a promessa de oferecer uma interface mais limpa e intuitiva. Seu tempo de destaque no mercado, no entanto, foi curto.

Logo ele foi substituído pelo Pixel Launcher e, quatro anos depois, em 2018, a sua compatibilidade com determinados dispositivos foi limitada. O app acabou sendo retirado da Play Store, diante desse cenário.

Paralisação

A simples retirada da loja, porém, não significou a paralisação do funcionamento do aplicativo. Quem seguiu com ele instalado deve ter percebido que o Google Now Launcher continuou na ativa.

Essa realidade será um pouco diferente a partir de agora, pois a empresa pretende desativá-lo e retirá-lo do mercado de maneira definitiva, mas com uma possível brecha para os usuários antigos. A única saída para quem gosta do app e gostaria de continuar recorrendo a ele, será fugir da atualização.

Apesar da falta de detalhes, acredita-se que ele seguirá funcionando na versão antiga. Ou seja, ele parará de funcionar somente para quem atualizá-lo para a versão mais recente (14.14).

De toda forma, o Pixel Launcher seguirá vivo e ativo, com funções semelhantes. O aplicativo recebeu, inclusive, uma série de novas funções com o update para o Android 13.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS