Conecte-se conosco

Saúde

Autoridades fazem alerta: doença transmitida por carrapato chega a Inglaterra!

A doença já havia sido registrada em outros países europeus, no entanto, recentemente, casos começaram a ser registrados na Inglaterra.

Publicado

em

A doença em questão é transmitido pelo carrapato TBEV, sigla em inglês que se refere a tick-borne encephalitis virus. Esse vírus pode até mesmo ser uma novidade para os britânicos, mas não para a Europa. O primeiro caso foi registrado na década de 1930 na União Soviética.

Esse vírus já havia sido registrado em outros países europeus, mas o primeiro caso na Inglaterra foi registrado em Yorkshire. A vítima foi um homem de 50 anos, que estava praticando mountain bike. Cinco dias após ser picado pelo carrapato, começou a apresentar sintomas como fadiga, febre e dor muscular.

Em um comitê entre a UKHSA (Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido) e do Defra (Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais), foram registradas outras áreas onde o vírus também foi encontrado, sendo essas Dorset, Hampshire e Norfolk.

No entanto, as autoridades responsáveis ainda não descartam a possibilidade de o vírus estar presente em outras regiões da Inglaterra e do Reino Unido. A suspeita é de que os carrapatos tenham chegado à região por meio de aves migratórias.

Como o país vai lidar com essa problemática?

Aqueles que acabam se infectando muitas vezes não desenvolvem sintomas ou manifestam sinais que se assemelham aos de uma gripe.

No entanto, em casos mais graves, é possível desenvolver sintomas como confusão súbita, fraqueza nas pernas e nos braços, dor de cabeça severa, convulsão e rigidez no pescoço. Em alguns dos casos, a infecção pelo vírus pode levar até mesmo à morte, por isso a preocupação com com essa problemática.

Segundo uma professora de microbiologia da University of East London, Sally Cutler, a variante do vírus que atualmente é encontrada no Reino Unido é considerada uma das mais “leves”.

Mesmo que o risco não seja alto, as autoridades ainda aconselham a população a tomar medidas preventivas, e em caso de contato e desenvolvimento de sintomas, é preciso procurar ajuda médica.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS