Conecte-se conosco

Tecnologia

Golpes são aplicados em todos os lugares, até mesmo com o ChatGPT; Fique esperto!

À medida que a tecnologia evolui, os golpistas se adequam. Assim, cada vez mais golpes são aplicados pela internet, então, fique atento.

Publicado

em

A tecnologia chega para ajudar e facilitar a nossa vida. No entanto, muitas vezes acaba por facilitar também a vida dos golpistas. Agora, com diversos golpes circulando na internet, é preciso ficar atento.

A nova ferramenta que virou febre, o ChatGPT, que funciona por meio de inteligência artificial, também vem sendo utilizada por golpistas para aliciar suas vítimas. Infelizmente, um dos únicos meios de evitar cair em golpes aplicados através da internet é ficar atento e conhecer as novas práticas.

A ferramenta de inteligência artificial pode ser muito útil para auxiliar em dúvidas, certas atividades ou apenas para passar o tempo naquele momento de tédio. No entanto, é importante sempre estar atento para não cair distraidamente em um golpe.

Essa situação não é brincadeira, e até mesmo a Europol, uma agência de aplicação de leis da União Europeia, emitiu alertas para as práticas criminosas. Segundo o que informa a agência, como o LLMs do ChatGPT é aprimorado todos os dias, ele se torna extremamente atraente aos criminosos.

A ferramenta de inteligência artificial permite uma comunicação em qualquer idioma, de forma perfeita e sem erros. Os golpistas se utilizam das facilidades trazidas pela ferramenta para alcançar mais vítimas em pouco tempo.

Segundo informações da Darktracel, uma empresa inglesa de cibersegurança, os golpistas utilizam ferramentas como o ChatGPT para criar e-mails com conteúdo de phishing.

O que isso quer dizer? Por mais que os golpistas não utilizem o ChatGPT como plataforma na qual acontece o golpe, eles utilizam a inteligência artificial para os auxiliar a aprimorar suas táticas de persuasão.

Não caia em golpes!

As dicas para evitar cair em golpes, principalmente quando o assunto é a tática de phishing, o procedimento é padrão. Recebeu um e-mail, SMS ou mensagem nas redes sociais com links suspeitos ou cobranças? Ignore.

É preciso também ter atenção a sites que te redirecionam para que se registre dados pessoais e bancários. Nunca faça downloads de aplicativos por meio de sites, optando sempre por utilizar as plataformas oficiais, como Google Play e Apple Store.

Reparou em movimentações suspeitas ou algo parecido em seus aplicativos bancários? Entre imediatamente em contato com a instituição bancária.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS