Automobilística
Fábricas sugerem ao governo liberação do FGTS para compra de carro
Proposta foi apresentada pela associação do setor ao governo, que já avalia medidas para promover e ampliar a renovação da frota nacional.
Empresas do setor automotivo sugeriram ao governo federal que parte do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) seja liberado aos trabalhadores para fomentar a compra de veículos novos.
O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio de Lima Leite, revelou que a discussão está em curso, pois seria uma forma de viabilizar a renovação da frota brasileira.
A ideia, segundo ele, é fazer o mesmo que o Chile fez no ano passado. O país liberou o fundo de previdência para a aquisição de automóveis zero quilômetro e o efeito foi imediato no aumento das vendas.
Hoje, conforme as regras atuais no Brasil, o FGTS só é liberado para compra de imóveis, tratamento de doenças graves, demissão sem justa causa ou outras situações previstas por lei.
Recuperação
A indústria automotiva no Brasil ainda tenta se recuperar da crise gerada pela pandemia. Apesar da melhora registrada em março deste ano, o acumulado da produção do primeiro trimestre de 2023 ficou abaixo dos níveis registrados antes da pandemia.
De acordo com a Anfavea, são cerca de 50 mil unidades de veículo a menos na comparação entre os períodos. Entre janeiro e março, o setor registrou oito paralisações de fábricas e dois cancelamentos de turno, algo semelhante ao que ocorreu em 2022.
A diferença, no entanto, é que no ano passado o motivo foi a falta de componentes para a fabricação dos veículos. Hoje já existem outros fatores, como a queda da demanda, que tem provocado a adoção de férias coletivas.
Propostas do governo
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, chegou a declarar que o governo está discutindo medidas para renovar a frota de veículos no Brasil. Ele esteve reunido com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para elaborar formas de incentivar e aquecer o setor. A intenção é que proprietários de automóveis muito velhos façam a troca nos próximos anos.
Uma das propostas para incentivar esse movimento prevê o uso de um fundo de recursos de petroleiras para indenizar os donos de carros com várias décadas de uso.
O projeto é válido, em primeiro momento, para proprietários de caminhões, ônibus, micro-ônibus, vans e furgões com mais de 30 anos de fabricação. O plano, no entanto, é ampliar o incentivo para carros de passeio.
Na Câmara
Enquanto isso, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), um projeto amplo de lei sobre o tema está em tramitação. De autoria do deputado Pedro Lucas Fernandes (União-MA), a proposta sugere a liberação do FGTS não só para a compra de carros novos, mas também de usados.
O texto está na Comissão de Administração e Serviço Público (Casp) e ainda deve passar pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos