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Economia

INSS lança novidade que desburocratiza recebimento de aposentadoria

INSS faz desburocratização para facilitar o recebimento das mensalidades da aposentadoria.

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A aposentadoria é um momento aguardado com expectativas, mas as burocracias podem ser um empecilho para o público assegurado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). No entanto, a novidade anunciada pelo governo pode mudar essa realidade e facilitar os processos de recebimento das parcelas de benefícios.

De acordo com informações do governo, o assegurado pode escolher o local para o recebimento de seu benefício. Essa escolha é uma desburocratização no qual permite que o beneficiário escolha uma agência bancária mais próxima de sua casa, por exemplo.

Para que o assegurado não precise selecionar uma agência, o próprio instituto destina o beneficiário aa um local mais próximo de sua residência, ou seja, tudo é feito de forma automática. O cidadão receberá um cartão exclusivo para saque de suas parcelas.

Esse mecanismo automático dá mais praticidade para que aposentados possam usufruir de seus benefícios sem que a burocratização para saque atrase o resgate dos valores. Isso porque não é necessário abrir conta bancária exclusiva para receber o saldo do benefício.

No entanto, não é possível que o assegurado escolha o banco que deseja receber seus valores. O beneficiário é destinado a uma rede bancária de acordo com as normas do contrato certado entre o INSS e instituições financeiras.

Depois do recebimento do primeiro pagamento, o beneficiário pode optar por mudar sua conta bancária, no entanto, o processo deve ser feito presencialmente na própria agência responsável pelo pagamento do assegurado.

Além disso, aqueles que recebem sua aposentadoria por meio de uma conta poupança ou conta corrente, mas deseja receber pelo cartão de saque, pode solicitar a portabilidade no aplicativo Meu INSS.

Basta acessar o aplicativo, clicar na área de buscar e pesquisar por “Alterar local ou Forma de Pagamento”. Assim, o assegurado pode efetuar a solicitação da mudança que deseja e também é possível solicitar a alteração por meio do canal Central Telefônica, pelo número 135.

O telefone está ativo de segunda a sábado, das 7h às 22h. Apenas o número 135 é o responsável por esse tipo de alteração de local de recebimento do benefício ou solicitação do cartão de saque.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

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