Saúde
Risco de câncer: alisamento de cabelo pode ser vilão da saúde feminina?
Saiba mais sobre a relação entre produtos químicos para alisar o cabelo e o aumento do risco de cancro do útero, de acordo com estudo.
Se você é uma das várias mulheres que alisam o cabelo com produtos químicos, talvez seja a hora de rever esse comportamento, já que um estudo recente divulgou que essa prática — relativamente comum — pode estar relacionada a um maior risco de câncer do útero.
A metodologia da pesquisa foi acompanhar milhares de mulheres norte-americanas por uma década, e o resultado do estudo é surpreendente e até mesmo assustador, já que poucos imaginavam haver qualquer tipo de relação entre esses produtos e o câncer de útero.
O estudo foi publicado no Journal of the National Cancer Institute (Jornal do Instituto Nacional de Câncer, em português) e demonstrou alguma relação entre o uso de produtos químicos para alisamento capilar e um risco aumentado de desenvolver câncer, por mais que ainda seja raro.
Conforme os resultados, as participantes do estudo que utilizaram os produtos químicos para alisar os cabelos por mais de quatro ocasiões durante um ano eram duas vezes mais propensas a desenvolver a doença do que as que não usaram.
Os pesquisadores também descobriram que, durante 10 anos, 378 do Sister Study receberam o diagnóstico de câncer e encontraram alguma associação entre a condição e algumas rotinas de cuidados capilares.
Conforme relatado pelo National Institutes of Health, as descobertas do estudo ainda devem ser consideradas preliminares, de modo que maiores avanços são necessários antes que alguma medida seja definitivamente tomada.
No entanto, apesar do risco geral de câncer no útero ser baixo, os autores do estudo encontraram indícios de que o perigo deve ficar maior quanto mais a pessoa utilizar frequentemente os produtos químicos.
Agora, caso novos avanços sejam feitos e maiores relações sejam descobertas definitivamente entre a relação dos produtos e a doença — ou ainda outras doenças —, o provável é que os produtos passem a ter a necessidade de aconselhamento específico para uso e afins.

-
Saúde2 dias atrás
Ameaça invisível: perigo crescente no jardim precisa ser eliminado com rapidez
-
Agronegócio1 dia atrás
Maior fazenda do Brasil supera a cidade de São Paulo em tamanho
-
Agronegócio16 horas atrás
Não entre em pânico se encontrar uma cobra no seu jardim; saiba como agir
-
Mundo1 dia atrás
Top 10 países mais caros para se viver no mundo: Brasil está na lista?
-
Mundo1 dia atrás
Brasil é a 17ª maior força aérea do mundo, aponta relatório global
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quanto ganha um funcionário do McDonald’s nos Estados Unidos?
-
Carreira2 dias atrás
Atenção, funcionário! Saiba qual erro fatal você deve evitar ao falar com o chefe
-
Commodities2 dias atrás
5 pedras preciosas mais valiosas do mundo que você precisa conhecer