Conecte-se conosco

Saúde

Perigos na mesa: Conheça os 10 alimentos mais contaminados

Cuidados na hora de cozinhar: lista mostra 10 alimentos que podem ser muito contaminados e você nem sabe. Confira!

Publicado

em

Todo cuidado é pouco quando o assunto é alimentação. Aqueles que buscam ter uma vida mais saudável, priorizando o bem-estar e a prevenção de doenças, sabem muito bem como é importante escolher os melhores produtos para serem consumidos.

No entanto, existem diversos alimentos que podem ser muito contaminados, e grande parte da população desconhece essa informação. Além de intoxicações alimentares, os produtos contaminados podem ocasionar problemas de saúde de diferentes graus, podendo, inclusive, levar à morte.

Alimentos contaminados

Confira, a seguir, uma lista com os 10 alimentos que mais costumam estar contaminados, e fique atento na hora de preparar as refeições para você e sua família!

1. Folhas Verdes

As folhas verdes estão entre os alimentos com mais probabilidade de contaminação. Segundo informações de uma pesquisa recente, foram registrados 614 casos de doenças decorrentes do seu consumo, além de 11 mortes e 50 surtos. No total, 4.390.638 caixas do alimento foram recolhidas do mercado.

2. Carne moída

Esse é outro alimento que exige muita atenção na hora da compra e no preparo. No caso da carne moída, foram registrados 22 surtos, 643 casos de doenças, duas mortes e, ao todo, 6.234.372 kg de carne foram recolhidos do mercado.

3. Frango

Assim como o item anterior, o frango exige muita atenção na hora da compra. A pesquisa registrou 190 casos de doenças decorrentes do consumo desse alimento, quatro surtos e duas mortes.

4. Peru

Mais um alimento que entra na lista das carnes com maior índice de contaminação. O peru impróprio para consumo foi responsável por 398 casos de doenças decorrentes de contaminação, quatro surtos e uma morte.

5. Cebola

Este alimento pode ser surpreendente para muitas pessoas, mas a cebola também apresenta alto índice de contaminação. No estudo, foram registrados 13 surtos e 2.167 casos de doenças. Porém, sem mortes.

6. Queijos e embutidos

Os queijos e embutidos também são alimentos preocupantes quando o assunto é contaminação. Foram 122 surtos, 409 casos de doenças, sete mortes e 7.677.320 kg retirados de circulação.

7. Farinha

Outro item surpreendente desta lista, pois a farinha também pode apresentar muita contaminação. Foram registrados 22 surtos, 44 casos de doenças e nenhuma morte.

8. Melão-cantalupo

No caso do melão-cantalupo, foram registrados, segundo o levantamento, quatro surtos e 302 casos de doenças. Porém, assim como no caso do alimento anterior, não houve mortes pelo seu consumo.

9. Pêssego

Mais uma fruta no Top 10 alimentos mais contaminados. O pêssego registrou seis surtos e 101 casos de doenças, mas não houve nenhum registro de morte por contaminação com a fruta.

10. Papaia

Para finalizar a lista, mais uma fruta com alto índice de contaminação: o mamão papaia. Há registros de 12 surtos, 332 casos de doenças e duas mortes por contaminação.

Como fugir dos alimentos contaminados?

Geralmente, os alimentos passam por diversas etapas antes de irem para as prateleiras dos mercados: cultivo, colheita, processamento do alimento e distribuição. As contaminações podem acontecer em qualquer uma dessas etapas.

No entanto, quanto mais rigoroso for o controle de qualidade, menores serão as chances do alimento estar contaminado ao chegar na cozinha do consumidor. Além disso, é sempre bom destacar a importância de lavar bem os alimentos antes de consumi-los.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS