Conecte-se conosco

Economia

Dona de casa também é trabalhadora: saiba como garantir sua aposentadoria

Se você é dona de casa e deseja saber se tem direito à tão sonhada aposentadoria, confira tudo o que o INSS diz sobre o assunto.

Publicado

em

Inúmeras donas de casa, assim como donos de casa, não sabem se têm direito à aposentadoria ou não. Segundo a legislação previdenciária brasileira, essas pessoas possuem o direito à aposentadoria, mas somente se forem contribuintes ativos do INSS.

No entanto, se elas já contribuíram por tempo suficiente para o INSS, também possuem o direito. No entanto, vale lembrar que a Previdência Social também atende ao grupo das empregadas domésticas e, por isso, cada setor possui suas próprias regras para conseguir a sonhada aposentadoria.

Diferenças entre dona de casa e empregada doméstica

A dona de casa e a empregada doméstica exercem atividades muito semelhantes, mas, ainda assim, possuem suas respectivas diferenças. A empregada doméstica é uma segurada do Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS). O empregador tem a obrigação de pagar suas contribuições.

Por outro lado, temos a dona de casa, que exerce a função dentro do próprio lar. Deste modo, segundo a legislação brasileira, ela é uma segurada facultativa. Isso quer dizer que ela deve fazer sua própria contribuição ao INSS, mas somente se quiser.

Saiba como a dona de casa pode contribuir com o INSS

As contribuições podem ser realizadas através do plano facultativo de baixa renda, do plano simplificado e do plano convencional. Para saber como cada um deles funciona, continue acompanhando o texto.

Plano facultativo de baixa renda

Neste caso, a dona de casa precisa fazer parte de uma família de baixa renda. A família em questão precisa receber uma renda mensal de até dois salários mínimos e se inscrever no Cadastro Único. Ela também precisa se dedicar totalmente ao trabalho doméstico.

Plano simplificado

Para as donas de casa que querem se aposentar recebendo o salário mínimo, o plano simplificado é a melhor opção. No entanto, a contribuição gira em torno de 11% sobre a renda mensal ganha.

Plano convencional

Por último, temos o plano convencional, que é destinado às donas de casa que querem conseguir sua aposentadoria através de uma renda maior do que o piso nacional atual do salário mínimo.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS