Conecte-se conosco

Curiosidades

Essa nem o ChatGPT acertou; confira a conta de matemática que nem a IA resolveu!

Recentemente, uma conta de matemática viralizou nas redes sociais e deixou até mesmo a inteligência artificial confusa; confira qual é!

Publicado

em

Sthepen Hawking

As redes sociais são repletas de conteúdos variados, alguns baseados somente em entretenimento, outros em fofocas, alguns em música, enfim, existe um nicho para cada gosto. No entanto, quando algo “viraliza”, é porque saiu da bolha, como foi recentemente o caso de uma conta de matemática.

Na verdade, esse mesmo cálculo – em tese simples – já havia causado muita discussão e confusão nas redes em 2019. No entanto, a diferença é que agora até mesmo o ChatGPT entrou na equação, tendo em vista a popularidade do chatbot da OpenAI.

8÷2(2+2)=?

Mesmo sendo uma equação pequena com alguns dos números mais fáceis da tabuada, se você acha que a resposta é simples, pode estar enganado. No Twitter, um usuário fez uma enquete com as possíveis respostas, sendo que 59% das pessoas responderam ser 1, enquanto o restante acredita ser 16.

Um usuário compartilhou sua conversa pedindo para que o ChatGPT resolvesse a equação. O robô, por sua vez, explicou o passo a passo e chegou à sua própria conclusão, 16. Quem duvidaria da resposta oferecida pela inteligência artificial, não é?

No entanto, outros usuários fizeram a mesma pergunta à IA, que deu as mesmas explicações, mas o resultado 1. Agora, parece que o robô finalmente aprendeu, e esclarece que podem existir duas respostas diferentes, dependendo do método utilizado.

Afinal, o resultado é 1 ou 16?

Na verdade, o resultado pode ser qualquer um dos dois, pois tudo depende de qual foi a regra matemática seguida na hora de fazer o cálculo. Como todos sabemos, na matemática, primeiro se resolve o que está entre parênteses, neste caso, o “2+2”.

Após esse passo, o que sobra é a expressão 8÷2(4), e é a partir daí que se torna possível alcançar qualquer um dos dois resultados, no caso 1 ou 16. Isso acontece pelo seguinte motivo:

  • Quem multiplica o 2 por 4 e depois divide 8 por 8, obtém 1 como resultado;
  • Já quem primeiro divide o 8 por 2 e depois multiplica 4 por 4, tem 16.

Acontece que, ao contrário do que se esperava, existe sim um resultado correto, pelo menos de acordo com os matemáticos, que afirmam que as convenções utilizadas atualmente determinam qual é o modelo de cálculo a ser seguido. Trata-se da sigla PEMDAS (em inglês), que delimita a seguinte ordem:

  • Parênteses;
  • Expoentes;
  • Multiplicação e divisão;
  • Adição e subtração.

E isso tudo deve ser feito na ordem em que as operações aparecem, da esquerda para a direita. Seguindo este método, então, podemos concluir que a resposta correta para esse cálculo ilusoriamente simples é 16, e não 1.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS