Conecte-se conosco

Educação

Alguns idiomas testam sua paciência: descubra os mais difíceis de aprender

Falar uma segunda língua é fundamental para o sucesso, mas existem aquelas que realmente dão mais trabalho, venha descobrir quais são.

Publicado

em

Em um mundo tão globalizado como o nosso, é praticamente impossível passar a vida sem aprender um segundo idioma, seja por motivos de estudo ou qualificação profissional.

É claro que existem algumas línguas que são mais fáceis do que outras, como o que ocorre com o espanhol (para nós que falamos português). Já o inglês se revela um pouquinho mais complicado, já que não é um idioma latino, portanto, precisamos de mais esforço para aprendê-lo.

Agora, existem aqueles idiomas que simplesmente se destacam pela complexidade do seu vocabulário, consequentemente demandando muito mais tempo e esforço por parte de um aluno.

Porém, nada é impossível para quem realmente estuda e se esforça, portanto, jamais devemos deixar que a complexidade de algo nos impeça de, pelo menos, tentar.

Por que algumas línguas são mais parecidas entre si do que outras?

Geralmente, povos de países vizinhos compartilham semelhanças linguísticas consideráveis, muitas vezes devido ao fato de compartilharem ancestralidade em comum.

Se olharmos para o contexto europeu, podemos entender que no passado todo o continente foi dominado pelo Império Romano, que impunha o latim sobre as regiões conquistadas.

Assim, com o passar do tempo, esse idioma se misturou à língua dos habitantes nativos e, então, surgiu uma nova variação. Mesmo após a queda de Roma, diversos povos bárbaros continuaram usando um pouco do latim, inclusive, a Igreja Católica também contribuiu para essa preservação.

No passado, toda a liturgia sacerdotal era realizada de forma latinizada, tanto para preservar os “mistérios” da fé, quanto para monopolizar o conhecimento. Então, o português, francês, espanhol e italiano possuem uma mesma raiz fonética e, por isso, são parecidos entre si.

Se formos analisar o inglês e o alemão, já vemos que ambos possuem diferenças consideráveis dos idiomas latinos, sendo línguas que preservaram mais o seu caráter “bárbaro”. Agora que você já sabe disso, confira a lista a seguir e descubra alguns dos idiomas mais difíceis de se aprender!

Coreano

Muitas pessoas acham que o coreano é parecido com o japonês e o chinês, mas isso se trata de um grande erro. Tanto que, os estudiosos afirmam que essa linguagem é única no mundo e bastante isolada para quesitos de comparação. O alfabeto coreano possui 19 consoantes e 21 vogais.

Porém, em vez de colocar uma letra atrás da outra como nós fazemos, os coreanos as agrupam em blocos, sendo que cada um representa uma sílaba. Portanto, cada bloco tem de duas a seis letras, sendo pelo menos uma de consoante

Mandarim

Sim, o idioma falado na China se chama mandarim e não chinês! O desafio em dominá-lo já começa pelos milhares de ideogramas que ele possui.

Somando-se a isso, toda a gramática é completamente diferente das escritas ocidentais e as frases são feitas de uma forma bastante distinta da que usamos aqui.

Mas, o que pega mais a galera são os tons, já que o mandarim conta com 4 tons que podem alterar completamente o sentido de uma palavra. Por exemplo, sabia que você pode dizer tanto “mãe” quanto “cavalo” com a mesma sílaba?

Japonês

Esse idioma se tornou bastante popular por conta dos animes e mangás que viraram febres no ocidente. Mas engana-se quem pensa que aprender japonês é como comer bolinho de polvo (uma delícia, experimentem).

Além dos ideogramas complicados, os japoneses possuem dois silabários (hiragana e katakana), além de alguns vocabulários vindos do alfabeto romano. E sim, tudo pode vir junto em uma mesma frase.

Árabe

Sendo a língua oficial em 26 países do mundo e devido à influência dessas nações na produção de petróleo, o árabe está ganhando bastante destaque ultimamente.

Atualmente, ele é falado por cerca de 400 milhões de pessoas e não deixa de ser um idioma fascinante, porém repleto de dificuldades. Para começar, a escrita é feita da esquerda para a direita e as vogais podem ser omitidas.

As letras são verdadeiras obras de arte desenhadas, parecendo até mesmo pinturas abstratas, mas dependendo de onde estão as palavras elas podem se modificar radicalmente.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS