Conecte-se conosco

Agronegócio

Jambo-rosa: veja o passo a passo de como cultivar essa deliciosa espécie

Com uma floração característica, o jambo-rosa pode ser cultivado de forma simples. Confira os detalhes e aproveite!

Publicado

em

O jambo-rosa é o fruto de uma espécie de Jambeiro (Syzygium jambos) pertencente ao gênero Syzygium e à família Myrtaceae, que inclui também a goiaba, a pitanga, o jamelão, a jabuticaba e o eucalipto.

Apesar de ser uma planta originaria da Índia, o jambo-rosa é muito popular e conhecido por nós brasileiros, vez que a espécie se adaptou muito bem ao nosso clima e solo.

Por isso, vale a pena investir no cultivo da planta, que além de apresentar uma floração linda e muito peculiar – já que as flores felpudas caem no chão formando um lindo tapete cor-de-rosa – a árvore também dá frutos ricos em nutrientes que incluem vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes.

Foto: shutterstock

Como plantar jambo

Passo 1

A primavera é a época considerada ideal para a produção de jambo. Sendo assim, retire algumas sementes de frutos maduros e saudáveis. Limpe bem retirando todo resquício de polpa. Feito isso, coloque as sementes para secarem à sombra por 2 dias.

Passo 2

Coloque terra fértil em balainhos e plante as sementes. O ideal é colocar uma semente em cada balaio. Deixe as mudas em local bem iluminado à meia sombra e regue bem, especialmente nos primeiros meses após o plantio. Em cerca de 30 dias, as sementes começam a germinar.

Passo 3

Assim que as mudas atingirem bom tamanho e as raízes começarem a sair dos balainhos, faça a transplantação para o local definitivo. Escolha um lugar com incidência de sol direto. Cave um buraco com cerca de 30 cm de profundidade e coloque um pouco de esterco ou húmus de minhoca. Transfira a muda e regue bem.

Passo 4

Mantenha a terra levemente úmida, nunca encharcada demais. A planta de Jambo, crescida a partir das sementes, começa a produzir seus frutos a partir do 4 ano depois do plantio, a depender das condições de cultivo. Por isso, é bom começar já!

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS