Automobilística
Atrasou o IPVA: CNH cancelada? Saiba as consequências!
Será mesmo que o não pagamento do IPVA pode gerar a suspensão do direito de dirigir? Há muitos boatos falando isso pelas redes sociais, mas a verdade se revela um pouco diferente.
Essa é uma pergunta bem recorrente entre os motoristas de todo o país, ainda mais em tempos de crise econômica como o que vivemos. Nessas horas, as contas apertam e deixar de pagar alguns impostos pode parecer tentador, mas, ao mesmo tempo, bastante perigoso.
Para começo de conversa, é importante esclarecer que uma CNH não pode ser suspensa apenas devido ao atraso ou o não pagamento do IPVA. Diversas fake news circulam na internet sobre o tema, mas não passam de informações distorcidas e falsas, portanto, jamais acredite em tudo o que lê na web.
No ano de 2021, a assessoria do STF (Supremo Tribunal Federal) explicou que a informação circulante sobre a suspensão da carteira de habilitação devido à falta de pagamento do imposto era mentira!
Então, quais pode ser as consequências de não se manter o IPVA em dia? Bom, sem o pagamento deste tributo, o motorista não pode obter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).
Então, pessoas que estejam inadimplentes consequentemente não estão com o CRLV atualizado, portanto são sujeitos a multas, perdem pontos na CNH e podem até ter o automóvel apreendido por dirigirem sem licenciamento.
Inclusive, a multa por dirigir com o licenciamento atrasado é entendida como infração gravíssima pela Justiça, possui um valor de R$ 293,47 somado a adição de sete pontos na carteira.
Assim, a relação entre não pagar IPVA e a suspensão do direito de dirigir acontece de forma mais indireta. Se você não paga o imposto, não recebe o licenciamento. Sem ele, a sua vida no trânsito pode ficar praticamente inviável!
O que é esse imposto e para o que ele serve?
Essa é uma pergunta muito comum e poucos sabem a resposta, mas o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma taxa anual cobrada pelos estados e pelo Distrito Federal no Brasil. Os valores arrecadados são divididos entre os estados e os municípios onde o automóvel está registrado.
O objetivo principal dessa arrecadação é financiar obras e serviços públicos nas áreas de infraestrutura, saúde, educação e segurança do país. Dessa forma, ao pagar tudo em dia, você estará contribuindo para melhorar a qualidade de vida da população brasileira!

-
Tecnologia7 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo15 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos1 dia atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?
-
Economia2 dias atrás
Fim dos apps de banco? Ex-presidente do BC fala sobre próxima revolução financeira