Agronegócio
Manteiga ou margarina: Qual é a melhor opção para sua saúde?
Separamos as características de cada uma e reforçamos: o segredo do consumo é a moderação, já que as duas opções são calóricas.
Com certeza, você consome com frequência uma delas. Afinal, esses itens são muito utilizados nos preparos dos alimentos e na culinária brasileira.
Pela manhã, um pãozinho com manteiga ou margarina faz toda a diferença! Na hora de assistir um filme, uma delas também é ingrediente indispensável na hora de fazer aquela pipoca. Hum…
Mas você sabe qual é a diferença entre elas? A gente explica e te ajuda a decidir qual delas é a mais adequada para que você insira na sua alimentação. Veja mais!
Qual é a diferença?
Bom, vamos lá!
A manteiga tem origem animal. Seu preparo é feito a partir da nata do leite, que é condensada e batida, até se tornar uma espécie cremosa feita de soro e glóbulos de gordura. Ela contém colesterol e gorduras saturadas, mas, com certeza, mais natural quando comparada à margarina.
Apesar das gorduras, a manteiga possui menor teor de aditivos químicos, o que acaba facilitando a sua digestão.
Já a margarina é obtida a partir da hidrogenação de óleos vegetais de milho ou girassol, por exemplo. É de origem vegetal, mas possui gordura trans em sua composição, o que acaba associando o alimento ao aumento do LDL, o chamado mau colesterol.
Tal alimento costuma possuir versões light. Mas, não pense que isso a torna menos agressiva ao organismo. Pelo contrário! A margarina possui conservantes e aditivos químicos em sua composição, o que, tecnicamente, a faz menos saudável.
Assim, apesar de similares ‘esteticamente’, a manteiga e margarina são, na verdade, muito diferentes. Embora as duas sejam consideradas igualmente calóricas.
Mas como esse é um daqueles itens considerados indispensáveis no nosso dia a dia, uma sugestão é investir em alternativas mais saudáveis, como, por exemplo, a manteiga ghee, que é de origem indiana.
Durante a sua produção, o óleo purificado da manteiga passa por um processo de remoção de toxinas e sólidos presentes na sua composição. Além disso, ela não possui necessidade de refrigeração, o que facilita sua digestibilidade.
De qualquer forma, é importante lembrar que o consumo de qualquer um desses itens deve ser feito com moderação. Mesmo a indicação mais saudável delas. Bom apetite!

-
Tecnologia2 dias atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Automobilística2 dias atrás
Renault Sandero sai de linha no Brasil após 17 anos: veja os motivos
-
Mundo6 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Empresas1 dia atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil