Economia
Shopee faz revelação que surpreende o consumidor brasileiro sobre as novas medidas de taxação
As novas leis sobre a taxação de importados estão dando o que falar, mas uma importante empresa do ramo fez uma declaração que causou muita surpresa.
De acordo com o diretor de marketing da Shopee, Felipe Piringer, as novas regras sobre cobrança de importações não irão afetar a empresa. Segundo ele, o marketplace da gigante asiática se difere das suas concorrentes por 2 motivos básicos.
O primeiro deles seria a própria atuação em território brasileiro, já que cerca de 85% das vendas realizadas na plataforma seriam oriundas de anúncios nacionais, e não de vendedores estrangeiros como muitos julgam.
Enquanto isso, as importações somariam 15% da receita. Assim sendo, a taxação imposta pelo governo não afetaria grandemente o caixa da multinacional.
Vale lembrar que a Shopee não fabrica os itens que vende, apenas atua como uma ponte entre vendedor e comprador.
Entendendo melhor as consequências da tributação
Em entrevistas recentes, Piringer revelou que a empresa não está isenta de problemas. O possível encarecimento dos itens comercializados causou alguns transtornos para a sua equipe, principalmente no quesito de comunicação com a mídia.
Segundo o executivo, os veículos de comunicação começaram a citar o nome da plataforma descontextualizadamente, causando uma onda de fake news que infelizmente prejudicou a imagem da companhia perante o seu público.
Em defesa do Estado, o ministro da fazenda Fernando Haddad, alega que o Imposto de Importação não é uma novidade, pois sempre existiu.
O que acontecia era que algumas empresas estrangeiras conseguiam burlá-lo, fazendo com que o governo deixasse de arrecadar impostos preciosos para a máquina pública.
Ainda segundo o político, compradores não serão diretamente afetados, porém, ainda não foi apresentado nenhum plano para impedir que os empreendimentos repassem os custos extras ao consumidor final, e isso pode soar preocupante para alguns.
Por ora, a prioridade do Ministério da Fazenda é criar um plano para os marketplaces se adequarem as novas normas. Ao todo, a Shopee conta com cerca de 3 milhões de vendedores atuantes em todo o território nacional. Enquanto isso, o número de vendas fechadas por empresas através do canal equivale a 90%.
Por fim, desde que a atual gestão anunciou que haveria uma maior fiscalização, é importante lembrar que a empresa de vendas revelou inicialmente estar disposta a colaborar com tudo, já que o mercado brasileiro é muito importante para as suas operações.

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