Conecte-se conosco

Agronegócio

Segredos da sobrevivência: aprenda a identificar matos comestíveis e evite riscos na natureza!

Sobrevivendo na natureza: confira as dicas de especialistas sobre quais matos e frutos você deve ou não consumir.

Publicado

em

Você já se perguntou do que se alimentaria se tivesse que sobreviver em uma floresta? Essa pode ser uma tarefa difícil, mas, seguindo as dicas de alguns especialistas, é possível garantir sua sobrevivência em momentos de necessidade extrema.

Continue a leitura para descobrir como identificar quais matos e frutos podem ser consumidos!

Sobrevivendo na natureza: como saber quais frutos e matos posso comer?

Antes de sair colhendo e comendo qualquer planta que encontrar por aí, é preciso ter alguns cuidados. Nem todos os matos são comestíveis e alguns podem, inclusive, ser tóxicos ou causar alergias.

Por isso, é importante saber reconhecer as características das plantas, matos e frutos que podem ou não ser consumidos. A primeira dica é usar a sigla “CAL”, que significa “cabeludo, amargo e leitoso”. Se a planta tiver essas três características, é melhor evitar consumi-la.

Outra dica muito valiosa, de acordo com o ex-instrutor do CIGS (Centro de Instrução de Guerra na Selva) do Exército brasileiro, Coronel Marcos Carias de Oliveira, é simplesmente observar a alimentação e os rastros deixados pelos animais selvagens. Segundo ele, “o que eles consomem pode ser aproveitado pelo homem”.

Ao se deparar com frutos atrativos, vasculhe o chão e os arredores em busca de vestígios da aparição de animais, como folhas bicadas, frutos comidos caídos no solo e afins. Caso encontre, é provavelmente seguro se alimentar daquela planta.

Outra prática recomendada é aderir ao cozimento de raízes, leguminosas e brotos subterrâneos. Mesmo que pareçam inofensivos e suculentos, alguns alimentos na natureza podem ser prejudiciais e venenosos, como a mandioca e o inhame-bravo. Por isso, sempre cozinhe esse tipo de ingrediente antes de comê-lo.

Caso tenha muita sorte e se depare, ao caminhar pelo mato, com cenouras ou rabanetes, pode comemorar. Esses dois alimentos são considerados seguros, de acordo com os especialistas, e podem ser consumidos ao natural sem maiores preocupações.

Apesar de boas, as dicas acima podem não ser aplicáveis a todas as situações. Por isso, é muito importante estar sempre alerta quando em contato com a natureza e só consumir matos e frutos desconhecidos em casos de extrema necessidade.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS