Conecte-se conosco

Tecnologia

Rivalidade a mil! Instagram vai lançar app para ‘bater de frente’ com Twitter

Novidade está sendo testada há meses e já passou pelo crivo de celebridades e influenciadores. A previsão é de que ela seja lançada em junho

Publicado

em

As mudanças polêmicas feitas por Elon Musk à frente do Twitter e o aumento de usuários que desejam abandonar a plataforma estão incentivando a concorrência e fazendo com que ela enxergue um novo espaço de atuação.

O Instagram, por exemplo, uma das redes sociais que integram o grupo Meta, já está testando secretamente um aplicativo de texto que possui funções semelhantes às do Twitter.

A empresa passou meses avaliando a novidade e fazendo testes com celebridades e influenciadores. Conforme uma publicação do site Bloomblerg, a previsão é que o novo app, concorrente direto de Musk, seja lançado agora em junho.

O que já se sabe?

De acordo com o que já foi divulgado, a plataforma funcionará separadamente do Instagram. Os usuários poderão integrá-las e, inclusive, seguir as mesmas pessoas com apenas um clique.

Além disso, o novo aplicativo pode ser compatível com outros apps que visam atrair antigos usuários do Twitter, a exemplo do Mastodon.

Outra informação importante é sobre a dimensão dos textos que poderão ser publicados. Tudo indicada que eles terão até 500 caracteres, com possibilidade de uso de fotos e vídeos.

O tamanho é razoável e deve atender as necessidades dos usuários. Vale lembrar que o Twitter, quando começou a operar, tinha um limite de 140 caracteres, somente.

Burburinho

As especulações sobre o novo aplicativo aumentaram nos últimos meses. Em março, surgiu a notícia de que a Meta estaria criando uma rede social para “bater de frente” com o Twitter.

Logo depois disso, autoridades e executivos da empresa revelaram a crença do grupo de que existia uma oportunidade e um espaço se abrindo, diante de toda a polêmica gerada pelas intervenções de Elon Musk.

Desde que ele assumiu o controle do Twitter, em outubro de 2022, várias ações foram tomadas, com mudanças, até mesmo, no algoritmo da plataforma.

Cenário

Estudo recente do Pew Research Center revelou que, apesar de as pessoas ainda estarem no Twitter, os usuários mais ativos estão postando 25% menos, desde a aquisição do bilionário.

O mesmo levantamento constatou, também, que, de cada 10 pessoas dos Estados Unidos que usaram a rede social no último ano, seis relataram fazer uma pausa e 25% disseram que não pretendem continuar nela daqui um ano.

O cenário está em aberto para a entrada de novos concorrentes. O Mastodon, por exemplo, foi lançado logo após a compra de Musk, com funções semelhantes, mas a rede social não estaria conseguindo suprir as necessidades dos internautas.

Depois de uma transferência grande de usuários para a plataforma, em novembro de 2022, o número caiu dois meses depois, em janeiro. Ou seja: o caminho segue promissor para uma nova investida, caso o projeto do Instagram se concretize.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS