Concursos e Processos Seletivos
Atenção, concurseiro! Confira algumas regras que o Governo Lula deseja modificar nos concursos públicos
O Governo Federal na atual gestão do Presidente Lula revelou que pretende realizar modificações na realização dos concursos públicos, de modo a modernizar todo o processo.
Notícia importante para os concurseiros de plantão: segundo informações divulgadas pelo Planalto, o Governo Lula planeja mexer em algumas regras para a realização dos concursos públicos!
De acordo com fontes oficiais, o objetivo dessas mudanças é atualizar as formas de avaliação e incorporar novas tecnologias ao processo, modernizando-o.
Assim, a administração pública busca aprimorar a logística avaliativa, permitindo uma seleção mais prática e eficiente dos futuros funcionários públicos.
A iniciativa apoia um projeto de lei já aprovado na Câmara dos Deputados e atualmente aguardando trâmite no Senado. Um dos principais objetivos da novidade é ampliar as ferramentas utilizadas para selecionar novos integrantes dos serviços públicos.
Se aprovadas, as novas regras valerão apenas para as novas seleções, não afetando os processos em andamento.
O que mudará com as novas resoluções federais?
A proposta ainda passará por algumas modificações, mas um dos principais temas abordados é a avaliação por habilidades, conhecimentos e competências.
Dessa forma, a principal exigência para a realização de provas, sejam elas escritas, orais ou dissertativas, continua a mesma, mas outras etapas adicionais podem ser incluídas.
As novidades vão desde testes físicos até a elaboração de tarefas pertinentes ao cotidiano do cargo público almejado pelo candidato, sendo este último um teste mais específico.
Também é cogitada a utilização da tecnologia para permitir que as avaliações públicas sejam realizadas parcial ou totalmente a distância, eliminando a necessidade de deslocamento para concorrer.
No entanto, a legislação que regulamentaria o uso dessas ferramentas tecnológicas ainda precisa ser elaborada e aprovada. Portanto, ainda há um longo caminho a percorrer até que os detalhes estejam definitivamente definidos

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho13 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Investimentos2 dias atrás
O que são franquias e como começar uma, segundo dicas de especialista
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking