Educação
Dicas incríveis para lidar com a procrastinação durante os estudos
Se você é daqueles concurseiros que vivem procrastinando nos estudos, conheça três truques infalíveis para vencer esse hábito nada saudável.
Você senta em sua mesa para estudar, começa a checar suas mensagens de WhatsApp, verifica as redes sociais, navega em sites de fofocas, pensa na vida, lembra de filmes que ainda não viu, e não resiste à tentação de entrar na Netflix.
Quando você percebe isso, entende que acaba desperdiçando um precioso tempo de estudo. E pior: muitas vezes não consegue avançar em nada e fica se sentindo culpado.
Então, aprenda a superar a procrastinação em seus estudos. É um mau hábito deixar uma tarefa importante para o último minuto. Seja no trabalho ou estudando para uma prova de concurso, é o famoso e clássico “empurrar com a barriga” para começar a fazer isso ou aquilo. Está longe de ser saudável, além de que, muitas vezes, gera mais estresse e sofrimento do que se tivesse realizado tudo de uma vez!
Mas o que significa procrastinar?
A procrastinação é o ato de deixar para depois um compromisso. Segundo o dicionário, significa a constante e frequente ação de transferir para outro dia: adiar, delongar, postergar, protrair.
Como evitar a procrastinação durante os estudos?
Mantenha as distrações bem longe. Como citado acima, é comum que você procrastine pois se distraiu com outras coisas acontecendo ao seu redor. Uma dica valiosa é evitar tudo que possa gerar uma distração, principalmente aparelhos telefônicos e televisão.
Você pode colocar seu telefone no silencioso em outro móvel ou cômodo, longe de onde você está estudando. Desligar a televisão e escolher o horário mais calmo e tranquilo do dia é outra dica bem útil neste caso. Além disso, um ambiente bem iluminado e organizado irá ajudar na sua concentração.
A hora dos estudos pode ser prazerosa. Para isso, você pode se motivar utilizando diversos materiais, canetas coloridas, marca textos, post-its, uma vela aromatizada e até ouvindo uma música instrumental baixa ao fundo.
Ficar um tempo longe das redes sociais e se comprometer a aprender algo novo, em muitos aspectos pode ser uma experiência boa e gratificante.
Estudar deve se tornar um hábito
Um dos principais aliados contra a procrastinação é quando a tarefa de estudar se torna um hábito. Um hábito é quando você executa por um longo período uma determinada função e ela se torna mais fácil e automática. Por exemplo, quando você acorda e escova os dentes, não fica pensando em procrastinar a tarefa ou fazê-la depois, só levanta e faz. É a mesma coisa com os estudos.
Para criar o hábito de estudar, é preciso que você separe um tempo para isso diariamente, nem que seja por um período curto de tempo. Após 30 dias a tarefa deve ficar melhor e mais dinâmica de executar, e em 45 dias você nem vai pensar se deve ou não fazer aquilo.
Estabeleça um cronograma de estudos
Para vencer a procrastinação, estabeleça um cronograma de execução claro. Nele você pode organizar e planejar os conteúdos a serem estudados, bem como planejar as pausas e o descanso. É importante desenvolver um cronograma com metas e objetivos reais que serão de fato alcançáveis dentro do tempo e da rotina que você mantém.
Cronogramas extensos e inflexíveis tendem a gerar frustrações e abandono. Liste o que tem mais urgência, execute as tarefas mais simples primeiro e analise as condições para cumprir com o planejado. Lembre-se que seu 100% não é sempre igual, e que haverá dias em que você não conseguirá realizar tudo. E está tudo bem. Quando isso acontecer, reorganize o próximo dia, ou a próxima semana. O importante é não desistir de estudar!
-
Tecnologia2 dias atrás
O local perfeito para colocar o roteador de Wi-Fi em casa: veja qual é
-
Carreira1 dia atrás
CEO mais bem pago do Brasil recebe quase R$ 70 milhões por ano. Quem é ele?
-
Agronegócio2 dias atrás
‘Peido’ de vaca vira polêmica após Dinamarca anunciar nova taxa sobre emissões
-
Mundo1 dia atrás
Cruzeiro que dura 4 anos é um ‘refúgio’ em alto mar – mas o preço assusta
-
Tecnologia2 dias atrás
Se você não tem R$ 174 mil para comprar o robô da Tesla, a versão de 230 reais pode servir
-
Carreira2 dias atrás
Importante nome do Itaú deixa o banco após 27 anos
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Futuro do trabalho: profissões em declínio e oportunidades para 2025
-
Agronegócio2 dias atrás
Não jogue fora as cascas de cebola: elas são um fertilizante poderoso