Saúde
Médicos fazem revelação surpreendente: caminhar para trás é capaz de trazer inúmeros benefícios para a saúde
Caminhar faz muito bem para a saúde, mas médicos revelam uma maneira exclusiva para potencializar esse exercício tão popular.
A caminhada é um dos exercícios mais populares do mundo, devido a sua praticidade e custo zero para praticar. Afinal de contas, qualquer um pode caminhar, seja em casa, na rua ou até mesmo em uma esteira elétrica.
Devido a essa facilidade de realização, tal atividade é largamente recomendada pelos médicos, principalmente para pessoas idosas ou que possuam problemas de mobilidade que exijam exercícios periódicos.
No geral, caminhar é algo que fazemos de maneira automática, portanto não exige grandes esforços conscientes. Contudo, há uma maneira de dar um up na sua caminhada e conseguir ainda mais benefícios! Ficou curioso?
Experimente começar a caminhar para trás e perceba os benefícios
Sim, você não leu errado, caminhar para trás é uma ótima maneira de turbinar essa prática tão benéfica para o corpo humano. Fazer isso exige mais atenção, foco e te tira do piloto automático.
Para nos mantermos em pé, precisamos que haja coordenação entre os sistemas visual, vestibular (associado aos movimentos) e proprioceptivo (ligado à consciência).
Dessa forma, ao andar para trás, fazemos com que o cérebro demore mais para processar as ordens enviadas para os sistemas citados, e esse desafio pode ajudar o organismo a se fortalecer.
Dentre os benefícios observados em adeptos desta prática, puderam ser observados uma melhora da estabilidade e do equilíbrio corporal, além de um aprimoramento da marcha normal.
Andar no sentido contrário faz com que a pessoa dê passos mais curtos e frequentes, contribuindo para um aumento da resistência muscular da perna, reduzindo um pouco da carga nas articulações.
Além disso, mudar a postura para trás exige que o corpo cobre mais da musculatura que sustenta a coluna lombar, fazendo desse exercício uma ótima alternativa para quem sofre com dores crônicas nessa região.
A eficiência da modalidade é tamanha, que ela tem sido usada até mesmo para identificar males relacionados ao equilíbrio e a velocidade, em pacientes que sofrem com problemas de origem neurológica. Viu só quantas vantagens?

-
Tecnologia2 dias atrás
Brasileiros treinam inteligência artificial para evitar informações que ofereçam risco
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Mito sobre extinção de férias de 30 dias preocupa trabalhadores
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta: vírus em jogos de celular rouba dados e faz transferências via Pix
-
Agronegócio1 dia atrás
Esses 5 deslizes estão matando sua horta — aprenda a corrigi-los
-
Carreira2 dias atrás
Esses 5 erros estão sabotando seu progresso no inglês
-
Cotidiano1 dia atrás
Mais de 5 milhões de títulos eleitorais são cancelados; veja como regularizar
-
Empresas1 dia atrás
Wilson Sons, Equatorial e Mater Dei anunciam dividendos
-
Política1 dia atrás
CCJ do Senado aprova fim da reeleição para cargos do Executivo