Tecnologia
Inteligência artificial religiosa? Meta utilizou a Bíblia para treinamento da tecnologia!
Entenda qual foi a utilidade da Bíblia para a nova tecnologia de inteligência artificial da Meta, empresa de Mark Zuckerberg.
A Meta, empresa que controla o Facebook e o Instagram, está desenvolvendo uma nova inteligência artificial (IA) capaz de identificar, traduzir e reproduzir mais de 4 mil idiomas do mundo. O projeto é chamado de No Language Left Behind (Nenhum Idioma Fica para Trás, em tradução literal).
O mais curioso, no entanto, não é a intenção da nova IA da Meta, que é bem interessante. O que chamou a atenção foi o método utilizado para treinamento da tecnologia, porque a empresa utilizou algo bem fora do comum para isso: a Bíblia.
Como a Bíblia ajudou no aprendizado da IA
A Bíblia é um dos — se não for o — livros mais traduzidos em toda a história, com versões em mais de 3 mil idiomas. Isso tornou-a um recurso extremamente valioso para a IA da Meta, que pode usar passagens bíblicas como referência para comparar e assim aprender novos idiomas.
Outro fator fundamental para o aprendizado dessa inteligência artificial, é que a Bíblia tem um conteúdo universal e um estilo literário simples e claro, o que só facilita o trabalho de compreensão e tradução por parte da tecnologia.
Ainda, todos os assuntos podem ser relevantes para diferentes contextos e culturas, como fé, amor, justiça, entre outros.
Qual é a finalidade da Meta com essa nova tecnologia?
O objetivo da nova IA da Meta é melhorar a comunicação e a inclusão de pessoas que falam idiomas menos populares ou com poucos recursos de tradução. Além disso, ela pode ser usada para facilitar a interação entre usuários de diferentes idiomas no metaverso – que ainda é um desafio para a empresa.
Outro ponto positivo, é que essa ferramenta pode ajudar a detectar conteúdo prejudicial ou ofensivo nas redes sociais da Meta em vários idiomas, tornando-as um ambiente online muito mais seguro e diminuindo o potencial lesivo delas, assunto que vem sendo amplamente discutido.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes