Conecte-se conosco

Agronegócio

Tudo o que você precisa saber para cultivar astromélia em casa!

Aprenda como cultivar a astromélia em casa, uma flor delicada e colorida que se adapta muito bem ao clima tropical.

Publicado

em

Você, provavelmente, já viu a astromélia, mas não deve reconhecê-la pelo nome. Ela é uma flor delicada e colorida, capaz de alegrar qualquer ambiente. Essa é uma planta originária da América do Sul e se adapta muito bem ao clima tropical e subtropical, como no Brasil, Estados Unidos, Austrália e México.

Então, se você quer ter um exemplar dessa belezura em sua casa, saiba que é possível cultivar a astromélia em vasos ou canteiros, seguindo apenas alguns cuidados básicos, que iremos te ensinar logo abaixo.

Imagem: Marieke Peche / Shutterstock

Como cultivar astromélia

A astromélia gosta de sol, mas não de calor excessivo. No entanto, a maioria dessas espécies não suporta o frio, por isso, escolha um local com luz solar direta pela manhã e sombra parcial à tarde, por exemplo. Evite também locais com muito vento, pois isso pode ressecar ou quebrar as hastes delicadas da planta.

Para cultivar, é preciso um solo bem drenado e rico em matéria orgânica, optando por vasos com furinhos ou sistema próprio de drenagem, assim você garante que a terra nunca fique encharcada.

Inclusive, a rega deve ser feita regularmente, mantendo o solo sempre úmido, mas nunca encharcado. Evite molhar as folhas e as flores, já que isso pode favorecer o aparecimento de fungos.

Se você desejar, é possível adubar com um produto que estimule a floração, como os fertilizantes ricos em potássio e fósforo.

Um dos pontos mais legais da astromélia é que ela floresce basicamente durante todo o ano, mas com mais ênfase nos períodos da primavera e verão.

Suas flores duram cerca de duas semanas e podem ser cortadas para fazer lindos arranjos ou buquês, enquanto a planta em si dura cerca de três anos, desde que bem cuidada.

Uma dica de ouro para sua astromélia sempre ter flores lindas: corte as hastes secas depois da floração. Assim, novas brotações são estimuladas e a planta fica sempre deslumbrante

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS