Mercado de Trabalho
Previdência privada oferecida como benefício pode ter adesão automática no Brasil
Saiba o que é a previdência complementar oferecida pelo empregador, quais os benefícios e o que deve mudar ainda em 2023.
A previdência complementar do empregador é um tipo de plano de previdência privada que é oferecido pela empresa aos seus funcionários como parte dos benefícios – como é o caso do vale-transporte, plano de saúde e afins -, sendo um adicional à aposentadoria do INSS.
Acontece que apenas 2,3 milhões de brasileiros possuem algum plano desse tipo oferecido pelo empregador, sendo que muitos não fazem ideia de que é preciso oficializar ao patrão o desejo de aderir ao plano, para somente então este passar a ser válido.
Isso porque a adesão à previdência complementar do empregador é totalmente facultativa, de modo que o funcionário pode escolher se deseja ou não participar do plano. No entanto, muitos funcionários acabam perdendo os benefícios, simplesmente por não terem conhecimento de que é preciso o aceite formal.
Mudanças na previdência complementar oferecida pelo empregador
De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), que é o órgão regulador do mercado de seguros, ainda em 2023, mais especificamente no segundo semestre deste ano, novas normas devem ser publicadas para determinar o seguro de pessoas e de previdência complementar aberta.
“Foram analisadas pela coordenação competente e estão seguindo os trâmites legais para sua publicação (…) Com a publicação, as companhias já poderão comercializar esses produtos com adesão automática conforme regramento normativo”, disse a instituição em nota enviada para o site InfoMoney.
Com essa adesão automática, os trabalhadores teriam mais conhecimento da previdência privada, já que muitos deles têm o primeiro contato com algo do tipo por meio do plano empresarial. Inclusive, esses planos de previdência podem ser considerados o melhor investimento existente.
Quando o funcionário adere ao plano de previdência complementar oferecido pelo empregador, dependendo do desenho do plano, pode receber 100% de retorno no mesmo momento em que aporta, já que o funcionário tem R$ 100 descontados da folha, mas a empresa acrescenta mais R$ 100, por exemplo.

-
Bancos16 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Imposto de Renda - IRPF12 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Tecnologia8 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Finanças1 dia atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?