Conecte-se conosco

Agronegócio

Você tem o hábito de tocar nas plantas? Elas sabem quando isso acontece e quando o carinho é interrompido!

Publicado

em

Você já se perguntou se as plantas sentem quando você as toca? Talvez você tenha o hábito de fazer carinho nas suas plantas, acariciando suas folhas. Será que elas percebem esse gesto de afeto? E será que elas reagem de alguma forma quando o toque é interrompido?

De acordo com um estudo conduzido pela Washington State University, as plantas têm a notável capacidade de distinguir quando algo as toca e quando o toque é removido, mesmo sem possuir um sistema nervoso.

Plantas sentem quando você as toque e quando o toque é cessado

Os resultados mostraram que as células vegetais individuais respondiam ao toque de uma fina vara de vidro enviando ondas lentas de sinais de cálcio para outras células vegetais. Quando a pressão do toque era liberada, as células enviavam ondas muito mais rápidas.

Essas descobertas surpreendentes demonstram que as plantas podem discernir a pressão e a liberação da pressão, e que elas são muito sensíveis ao estímulo tátil.

O autor sênior do estudo, professor Michael Knoblauch, afirmou: “É surpreendente como as células vegetais são delicadamente sensíveis — elas podem discriminar quando algo as toca. Elas sentem a pressão e, quando é liberada, sentem a queda na pressão”.

O que os especialistas dizem sobre o assunto

Os cientistas envolvidos na pesquisa acreditam que essas ondas de cálcio é provavelmente resultado de mudanças na pressão interna das células.

Ao contrário das células animais, que possuem membranas permeáveis, as células vegetais têm paredes celulares robustas, que não são facilmente penetradas. Assim, mesmo um toque leve temporariamente aumenta a pressão em uma célula vegetal.

Embora estudos anteriores tenham mostrado que as plantas podem reagir a estímulos táteis, como quando são mordidas por pragas ou quando são escovadas, ativando diferentes genes ou respostas defensivas, ainda há muito a ser compreendido sobre como exatamente as plantas respondem a esses sinais e como seus genes são ativados.

Com a utilização de tecnologias avançadas, como os sensores de cálcio empregados neste estudo, os cientistas podem iniciar pesquisas adicionais para desvendar esse mistério.

Portanto, da próxima vez que você for tocar em uma planta, lembre-se de que ela pode estar sentindo o seu carinho e também a sua falta.

Publicidade

MAIS ACESSADAS