Conecte-se conosco

Empresas

Sabores que conquistaram o país: Como a Garoto se tornou uma potência da Nestlé

Publicado

em

A Garoto é uma das marcas de chocolate mais queridas do Brasil, mas você sabia que ela também é uma das cinco maiores fábricas da Nestlé, a multinacional suíça, em todo o mundo? Essa é a história de um doce sucesso que se iniciou em 1929, quando o imigrante alemão Heinrich Meyerfreund abriu a loja de chocolates ao público.

A loja foi aberta em Vila Velha, no litoral do Espírito Santo e, com o tempo, foi se expandindo e diversificando seus produtos, lançando grandes clássicos como o bombom Serenata de Amor, o chocolate Talento e o tablete Crocante. Em 2002, a Garoto foi comprada pela Nestlé, que manteve a marca e a fábrica originais, reconhecendo seu valor e tradição.

Hoje, a fábrica da Garoto em Vila Velha está entre as 10 maiores de chocolate do mundo, produzindo mais de 100 mil toneladas por ano e empregando quase 2 mil pessoas. Inclusive, a Nestlé anunciou recentemente novos investimentos na fábrica, visando ampliar sua capacidade produtiva e seu portfólio de produtos.

Se você, assim como milhões de brasileiros, é fã da Garoto e quer saber mais sobre este caso incrível de sucesso, é possível visitar o Museu da Garoto, em Vila Velha, que exibe um acervo de objetos históricos, curiosidades e degustações para os visitantes.

Existe um fato peculiar em relação à aquisição da Garoto por parte da Nestlé. Quando foi anunciada a compra, ainda em 2002, no valor de R$ 1 bilhão, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) reprovou o negócio, no ano de 2004.

Antigamente, as empresas podiam se unir primeiro, e apenas depois era avaliada pela autarquia a legitimidade ou não do negócio. Assim, a Nestlé continuou investindo bastante na fábrica de Vila Velha, atitude que hoje podemos confirmar ter sido a correta.

Agora, na última quarta-feira, 7, o Cade finalmente resolveu o imbróglio jurídico, aprovando a compra que havia sido feita há mais de 10 anos. Atualmente, a multinacional deve seguir investindo, já que fez um aporte de R$ 430 milhões para o biênio 2023/2024.

Publicidade

MAIS ACESSADAS