Curiosidades
Não jogue fora! A verdade sobre o chocolate esbranquiçado e o que fazer com ele
Ao abrir uma barra de chocolate e se deparar com algumas manchas esbranquiçadas, muitas pessoas logo entendem que o doce está estragado e acabam jogando ele no lixo.
No entanto, é o fenômeno conhecido como fat bloom ou, na expressão em português, “florescer da gordura” que é o responsável por essa mudança na aparência do chocolate.
Entenda melhor tudo que está por trás desse fenômeno do chocolate com manchas brancas e veja opções para aproveitar o doce de maneira deliciosa!
O fat bloom faz mal para a saúde?
De acordo com os especialistas, quando o chocolate fica com manchas esbranquiçadas por causa do fenômeno fat bloom, desde que ele ainda esteja dentro do prazo de validade, o doce não representa nenhum mal à saúde.
Isso desde que ele não tenha sido exposto à nenhuma condição insalubre, como, por exemplo, umidade excessiva, calor extremo e contaminação por substâncias estranhas. Assim, é seguro o consumo do chocolate, mesmo que ele apresente manchas brancas.
Uma das sugestões é derreter o chocolate para usá-lo em receitas, como, por exemplo, ganache, brigadeiro e bolo, isso porque, dessa maneira, é possível ainda aproveitar o doce sem sofrer nenhum prejuízo no sabor.
Variedades mais propensas ao fat bloom
O fato é que algumas variedades de chocolate estão mais suscetíveis a essas alterações, tanto de aparência quanto de sabor. Um deles é o chocolate amargo, que contém em sua composição apenas cacau, manteiga e açúcar e pode sofrer mudanças mais facilmente.
Já o chocolate ao leite, que possui em sua composição os mesmos ingredientes acrescido de leite em pó, também está muito propenso a sofrer essas alterações. Entretanto, no caso do chocolate branco, que é produzido com a manteiga de cacau, açúcar e leite, apresenta um risco menor de mudanças.
Sinais de que o chocolate está estragado
Apesar de o fenômeno fat bloom não apresentar riscos à saúde, existem alguns outros sinais que você precisa prestar atenção para identificar se o chocolate está ou não estragado. Veja a seguir alguns desses sinais:
- alterações de odor;
- alterações de sabor;
- cheiro de ranço;
- sabor de sabão;
- furos na embalagem.
Um fator muito importante e nem sempre lembrado pelas pessoas é verificar o modo de armazenamento e o prazo de validade de outros alimentos que acompanhem o chocolate, como, por exemplo, nozes, castanhas, amêndoas e frutas secas.
Por isso a necessidade de um armazenamento adequado dos alimentos. No caso do chocolate, a melhor forma de guardá-lo é transferi-lo para um recipiente hermético para protegê-lo da umidade e evitar a sua exposição ao calor extremo.
Falando tanto em chocolate, dá até água na boca, né?

-
Empresas1 dia atrás
Quais supermercados mais faturam no Brasil? Veja o top 15
-
Mundo1 dia atrás
Turismo na Europa tem mudanças e exige atenção de quem vai viajar
-
Finanças14 horas atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Moedas2 dias atrás
Real supera euro e iene em valorização frente ao dólar
-
Curiosidades2 dias atrás
Líquido mais caro do mundo: por que o veneno de escorpião vale milhões?
-
Educação2 dias atrás
Bolsas de estudo na Coreia do Sul: programa de intercâmbio abre inscrições
-
Automobilística2 dias atrás
Como saber se um pneu é bom ou ruim, mesmo em compras online?
-
Mundo2 dias atrás
Trump eleva pressão sobre a China e abala mercados globais