Conecte-se conosco

Saúde

Culpa do chocolate? Investigação explica a relação com as espinhas!

Dermatologista explica que o chocolate não é o grande vilão em si, mas há uma forma melhor de consumo.

Publicado

em

Com toda a certeza, essa é uma pergunta que surgiu na sua mente em algum momento da sua vida. Bastante consumido e comercializado no mundo todo, por muito tempo, o chocolate foi tratado como o grande vilão por trás da pele oleosa e, consequentemente, das espinhas e da acne.

O chocolate também é conhecido por sua procura pelas mulheres em seus períodos de tensão pré-menstrual, a famosa TPM.

Para infelicidade de muitos, o médico dermatologista Marcelo Arnone confirmou em entrevista que pode, sim, existir uma relação entre o chocolate e a piora da acne e das espinhas em geral.

Na verdade, o vilão não é o chocolate propriamente dito, mas sim o alto índice glicêmico que ele possui. O índice glicêmico informa o quão rápido determinado alimento que contém carboidrato libera o açúcar no sangue.

Assim, por esse mesmo motivo, vários outros alimentos estão na mesma situação do chocolate quando o assunto é a pele. É o caso de outros doces, pães e biscoitos.

O que acontece, em seguida, é uma liberação de insulina muito veloz no sangue. Segundo Arnone:

A insulina é um hormônio relacionado à absorção de glicose do sangue para as células do nosso organismo. Esses picos de insulina vêm sendo relacionados com a piora da acne em alguns indivíduos, por estimularem a produção de secreção pelas glândulas sebáceas.

No entanto, segundo o dermatologista, não é preciso parar de comer chocolate, apenas optar pelas opções mais escuras do mercado, em vez das opções “ao leite”. Nesse sentido, o melhor é escolher os chocolates mais amargos, com maior porcentagem de cacau. Para o especialista:

A ingestão de chocolate não deve ser proibida, mas deve se preferir os com maior teor de cacau, que geralmente têm menor índice glicêmico.”

E ele complementa:

Devemos adotar hábitos saudáveis de alimentação. O rosto deve ser lavado de uma a duas vezes com água morna para fria e usar sabonetes apropriados. Devem ser evitados escovas faciais elétricas e esfoliações frequentes.”

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS