Conecte-se conosco

Política

Governo Federal promove mudanças no RG e alguns estados já estão emitindo o novo documento

Publicado

em

A Carteira de Identidade, também conhecida popularmente pela abreviação RG é um documento muito importante para todos os brasileiros, afinal, é por meio dele que o governo pode identificar o cidadão e auxiliá-lo em caso de necessidade.

E de modo a se adaptar às mudanças trazidas pelo tempo, essa cédula costuma sofrer modificações de tempos em tempos, para assim garantir a sua eficiência e fornecer mais praticidade aos seus portadores.

Assim, o poder público está lançando uma versão mais atualizada, que irá substituir o antigo RG, e a novidade se chama Carteira de Identidade Nacional (CIN). Logo, a novidade pretende implementar mudanças para aumentar a segurança e oferecer mais facilidades para o povo brasileiro.

Entretanto, não é incomum surgirem dúvidas quanto à situação de menores de idade em casos como este, então nós vamos te ensinar como proceder para requerer a 1ª via da CIN. Continue lendo e saiba mais!    

Quais serão as modificações que o novo modelo trará?

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) possui o objetivo de unificar vários documentos de identificação como o RG e o CPF em apenas um lugar. Anteriormente, cada unidade federativa (estado) costumava emitir a sua própria cédula de identificação, e isso fazia com que uma pessoa tivesse que carregar muita documentação.

Porém, a CIN promete acabar com esse acúmulo desnecessário de documentos, e uma das principais mudanças reside em um QR Code que permitirá a qualquer um acessar a carteira de forma totalmente on-line, de onde estiver e a hora que quiser.

Tal iniciativa facilitará principalmente nos casos de emergência, como acidentes, atendimentos médicos, problemas com a lei, salvamentos, dentre outras situações ocorrências não planejadas que podem pegar qualquer um de surpresa.

Apesar do entusiasmo, até o presente momento somente 4 estados brasileiros estão emitindo a CIN para a suas populações, eles são: Acre, Mato Grosso, Santa Catarina e Alagoas, enquanto outros 8 estados contam com postos de atendimento limitados para realizar esse tipo de atendimento.

Segundo determinação do Governo Federal, todos os estados terão até o dia 06 de novembro para começar a oferecer o serviço. Até a data de 19 de maio já foram confeccionadas cerca de 587.226 unidades, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Agora, quanto aos brasileiros menores de idade, ainda é possível fazer a emissão do RG convencional, e o processo pode ser realizado logo após o nascimento da criança. É importante lembrar que a cédula é importante para a realização de diversas atividades que envolvam o menor como, por exemplo, viajar.

Geralmente o processo de emissão costuma ser bastante simples e rápido, além de haver a possibilidade de agendar tudo pela internet. Dependendo do município, os lugares que oferecem esse serviço costuma mudar, então é preciso se informar com cautela!

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS