Saúde
Revelações do arroz: Engorda ou emagrece? A resposta pode surpreender
Essa é uma dúvida que assola muita gente: Será que o arroz engorda ou não? E bem, não existe uma resposta simples para isso. Afinal, como qualquer alimento, caso seja consumido em excesso, este também pode ou não contribuir para o seu aumento de peso.
Além disso, existem vários tipos de arroz, e dependendo qual você consumir a quantidade calórica tende a ser muito diferente. Ficou curioso e quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue nos acompanhando!
Quantos tipos de arroz existem?
De acordo com estimativas, atualmente, há cerca de 10 mil tipos diferentes de arroz, e eles costumam ser separados em 2 grupos, sendo o arroz indiano e o arroz japonês. Enquanto o primeiro é cultivado em clima tropical, o segundo é nativo de regiões mais temperadas, e, portanto, tem maior quantidade de amido em sua composição.
Assim como foi dito lá no começo do texto, dependendo da quantidade de alimento ingerida, a pessoa pode, sim, perceber um aumento de peso, mas isso também não quer dizer que, para emagrecer, você deve riscar o item da sua dieta de maneira draconiana.
Dessa maneira, o arroz integral pode ser uma excelente opção para quem deseja perder medidas, pois possui maior quantidade de fibras do que a sua contraparte branca. E para quem não sabe, as fibras auxiliam na questão da saciedade do organismo, e isso ajuda a evitar a fome, e aí, automaticamente, você consegue comer menos.
Logo, a variante integral ainda contém um índice glicêmico mais baixo, isso quer dizer que o açúcar é liberado mais lentamente no sangue, ao contrário do que ocorre com o arroz branco. Isso ajuda a evitar picos de insulina e manter os seus níveis estáveis. A seguir, conheça as principais diferenças entre o arroz branco e o integral.
Arroz branco
Essa é a opção mais comum de arroz encontrada nos supermercados e feiras. Ele é feito a partir de um grão que foi descascado, polido e limpo. Infelizmente, por conta desse processo, o produto perde a maioria das fibras e nutrientes, além de contar com uma porcentagem glicêmica bastante elevada.
Arroz integral
O arroz integral, por sua vez, é obtido a partir de um grão inteiro. Por consequência, essa opção é rica nas vitaminas, minerais e fibras descartadas no arroz branco. Assim, seu índice glicêmico é menor e o alimento libera menos açúcar no sangue, ajudando a evitar diversos problemas relacionados a isso, como o diabetes.
Por fim, não há nenhum segredo por trás do consumo deste alimento tão essencial para a dieta dos brasileiros, afinal, como qualquer outro insumo alimentar, se consumido em demasia, o arroz também acarretará peso extra para o corpo.
Porém, caso seja ingerido de forma consciente e moderada, não existe probabilidade dele causar ganhos de mais reflexivos a ponto de prejudicar um regime, então, não tenha medo de saboreá-lo!

-
Empresas2 dias atrás
Quais supermercados mais faturam no Brasil? Veja o top 15
-
Finanças1 dia atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Mundo2 dias atrás
Turismo na Europa tem mudanças e exige atenção de quem vai viajar
-
Finanças3 horas atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Moedas2 dias atrás
Moedas de 1 real do centenário de JK são um tesouro para colecionadores
-
Automobilística1 dia atrás
Câmbio automático: devo usar D ou N ao parar no semáforo?
-
Economia2 dias atrás
Qual cidade brasileira tem a pior qualidade de vida do país?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Profissōes: quais áreas tiveram os maiores aumentos salariais ano passado?