Agronegócio
Colha sabores exóticos: aprenda a cultivar cogumelos e transforme sua culinária
Você aprecia cogumelos, porém considera que comprá-los no supermercado é mais caro do que gostaria? Se esse é o seu caso, vamos te apresentar uma alternativa econômica: o cultivo caseiro no seu próprio jardim!
Se você está interessado em cultivar cogumelos, mas não tem conhecimento sobre como fazer isso, não se preocupe! Neste artigo, vamos te dar algumas opções que são positivamente comestíveis. Veja como é o processo e cultive os melhores cogumelos para preparar pratos incríveis.
1. Cultivo por decompositores primários
Essa é uma excelente alternativa para o plantio de cogumelos shitake e shimeji, muito utilizados na cozinha asiática. Esses dois tipos crescem a partir de uma mistura de madeira, bagaços e farelo. Veja como adotar esse método:
- Faça uma mistura com madeira, bagaços e farelo de grãos. Coloque-a em um saco resistente ao calor. Se preferir, você pode adquirir essa mistura já pronta em lojas especializadas.
- Coloque o saco com a mistura em uma panela de pressão e cozinhe por aproximadamente 40 minutos. Esse processo ajudará a eliminar microrganismos prejudiciais que possam inibir o crescimento dos cogumelos.
- Deixe a mistura esfriar, depois abra o saco e coloque as sementes de cogumelo. Em seguida cubra com algodão para evitar a entrada de agentes nocivos.
- Feche o saco com um elástico e coloque-o dentro de uma caixa maior, que também deve ser fechada. Deixe descansar por um mês.
- Após esse período, abra a caixa, faça pequenos furos no saco e coloque-o em um local arejado, com pouca iluminação.
- Umedeça o substrato externamente durante os próximos quinze dias. Durante esse período, os cogumelos começarão a surgir.
Ao seguir esse passo a passo, você conseguirá cultivar seus próprios cogumelos comestíveis de forma caseira. Aproveite essa experiência e desfrute de alimentos frescos e saborosos cultivados diretamente em sua casa.
2. Cultivo por decompositores secundários
Essa é a melhor técnica para o cultivo do famoso champignon de Paris, amplamente utilizado em receitas como estrogonofe. A espécie de cogumelo cresce em uma mistura de estrume e palha em decomposição avançada, embalada em plástico.
- Aqui você vai usar uma mistura pronta de esterco e palha embalada, que você pode encontrar em lojas especializadas em cultivo de plantas comestíveis.
- Coloque a embalagem no vapor por quatro horas. Esse processo ajudará a eliminar microrganismos prejudiciais ao cultivo do champignon.
- Espere a mistura esfriar, abra o saco, coloque as sementes e feche-o usando um elástico.
- Faça pequenos furos no saco e coloque a embalagem em uma caixa que fique totalmente protegida da luz. Deixe descansar por 30 dias.
- Depois desse período, você deve cobrir a embalagem com terra e deve manter a caixa em uma área com ventilação, de preferência, moderada.
- Realize regas na terra utilizando água gelada, com temperatura em torno de 15ºC, por no mínimo três ou quatro semanas. A terra deve permanecer úmida, mas sem encharcamentos.
Por fim, desta forma, você terá ótimos e deliciosos champignons para fazer estrogonofe e outras especialidades. Aproveite do modo caseiro e cultive seus próprios ingredientes para fazer comidas sempre frescas e deliciosas!

-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia22 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei