Conecte-se conosco

Tecnologia

Voicebox: Meta cria Inteligência Artificial que permite falar em outro idioma

Publicado

em

Meta

A Meta, companhia que detém WhatsApp, Instagram e Facebook, anunciou a criação de uma nova inteligência artificial, que será capaz de criar gravações de voz a partir de textos, editar áudios, imitar a voz dos usuários e, até mesmo, permitir que uma pessoa fale em outros idiomas.  

O nome dado a essa novidade foi Voicebox. Ela ainda está em estágio experimental e em fase de desenvolvimento pelos engenheiros da Meta. Portanto, ainda não foi liberada para uso do público geral.  

Essa é mais uma investida da companhia de Mark Zuckerberg, que pretende entrar de cabeça na disputa gerada pelo avanço dos sistemas de IA. Desde que o ChatGPT foi lançado no final de 2022, as grandes empresas do setor estão investindo alto na criação de novas opções.  

Diferencial

Uma das grandes tarefas do Voicebox, por exemplo, e que deve revolucionar a maneira como as pessoas interagem com IAs, é permitir que um usuário fale em outro idioma.  

Segundo a Meta, para que isso seja possível, o sistema processa um áudio do usuário e cria uma voz artificial muito semelhante à original. Com isso, é possível fazer com que ela leia textos em diferentes idiomas.  

A princípio, o Voicebox vai trabalhar com seis línguas. São elas: inglês, francês, alemão, polonês, espanhol e português.

Acessibilidade

A expectativa é que a criação de vozes artificiais promovam, também, uma maior acessibilidade. Usuários com deficiência visual, por exemplo, poderão ouvir mensagens escritas por amigos e familiares com vozes que se assemelham às originais.  

Hoje, essa possibilidade de acesso já existe, mas com uma voz completamente diferente e artificial, como no caso das assistentes virtuais. A aproximação do tom de voz real será uma forma de estreitar os laços e tornar tudo mais verossímil.

Esse recurso da Meta é bastante similar ao Personal Voice, anunciado pela Apple no mês passado, durante o evento anual de desenvolvedores. A novidade será implementada, por exemplo, em iPhones e iPads.

Avanço

O Voicebox da Meta, além de imitar usuários, também terá outras funções interessantes. Um dos grandes usos, certamente, será a edição de áudios, que deve auxiliar bastante no dia a dia de produtores de conteúdo.  

O sistema conseguirá identificar ruídos, removê-los e substituir o trecho afetado por uma voz idêntica à original, sem que seja necessário regravar. Com certeza, uma facilidade interessante. Vale a pena esperar pelo lançamento oficial.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS