Empresas
Duelo de maçãs: Apple e marca suíça disputam judicialmente pelo logotipo
A Apple, conhecida mundialmente por seus produtos inovadores e seu logotipo icônico, está passando por uma disputa judicial inusitada contra a Fruit Union Suisse, a “união de frutas da Suíça”, uma entidade que representa os agricultores do país, com 111 anos de história.
O motivo da contenda é o ponto mais curioso e controverso da história toda: o logotipo da marca, que também consiste em uma maçã. Alegando semelhanças entre os símbolos das duas empresas, a Apple decidiu levar a questão aos tribunais, buscando proteger a marca e evitar qualquer confusão com a entidade suíça.
Segundo a argumentação da empresa de tecnologia, seu logotipo é amplamente reconhecido e associado aos seus produtos, afirmando que a “maçã” Suíça pode se confundir com o seu símbolo. Acontece que, como argumenta a Fruit Union Suisse, a maçã deles não se assemelha em nada com a da Apple.
Como você pode perceber, diferentemente da gigante tecnológica, essa maçã não está mordida nem tem a folha em cima. Além disso, existe uma cruz branca no símbolo, uma clara alusão à bandeira da Suíça. Por isso, a entidade diz que a intenção dessa marca é representar o setor de alimentos, sendo devidamente original.
Essa disputa judicial vem causando discussões na internet, já que coloca em jogo muito mais do que as questões de direitos de propriedade intelectual, abarcando também a imagem e a reputação de ambas. O desfecho do caso pode ter um impacto significativo na forma como as empresas protegem e defendem suas marcas registradas.
Além disso, essa disputa serve como um lembrete do valor e da importância dos logotipos na identificação de uma empresa e na comunicação com os consumidores. O logotipo é uma representação visual da marca e, muitas vezes, se torna um elemento distintivo e reconhecido pelo público.
Enquanto a batalha judicial se desenrola, o público acompanha de perto os desdobramentos do caso. A decisão final poderá estabelecer precedentes legais e influenciar futuras disputas relacionadas a logotipos e marcas registradas em todo o mundo.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho17 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%