Conecte-se conosco

Tecnologia

OneWeb: a nova aposta na internet via satélite de baixa órbita

Publicado

em

Como ter acesso à internet rápida e confiável em qualquer lugar do mundo? Essa é a pergunta de um bilhão de dólares, que muitas empresas estão tentando responder com o lançamento de satélites de baixa órbita, que, por sua vez, prometem levar a rede mundial de computadores de todas as regiões o sinal de qualidade.

Uma das mais novas concorrentes nesse mercado é a OneWeb, que adotou uma estratégia um pouco diferente em relação às demais empresas: ao invés de vender diretamente aos consumidores finais, ela pretende fornecer sua capacidade de internet para outras empresas, que poderão usar o serviço para expandir e melhorar suas redes.

O que são satélites de baixa órbita?

Como o próprio nome diz, satélites de baixa órbita são colocados bem mais perto da Terra do que os geoestacionários, que ficam a aproximadamente 36 mil quilômetros de distância. Essa proximidade permite que os sinais de internet sejam transmitidos com menos atraso e maior velocidade, além de reduzir custos de lançamento e manutenção.

É claro que, para cobrir todo o planeta, são necessários centenas ou milhares de satélites, que precisam estar sincronizados e coordenados entre si. Além disso, é preciso instalar antenas especiais no solo para receber e enviar os dados, o que pode ser um desafio em áreas isoladas ou com condições climáticas adversas, por exemplo.

Conheça a OneWeb

A OneWeb busca oferecer uma experiência de banda larga com comunicações de baixa latência e alta segurança para instituições governamentais, indústrias de petróleo, gás, aviação e defesa, usando, para isso, uma tecnologia parecida com a utilizada pela Starlink, da SpaceX de Elon Musk.

No entanto, as semelhanças param por aí, já que o serviço da OneWeb deve ser vendido para empresas de telefonia celular e outros serviços, não para o consumidor final, como a empresa de Musk faz. Assim, os provedores de serviços poderão usar a tecnologia para complementar ou ampliar suas redes já existentes.

Um exemplo básico seria uma operadora móvel utilizando a internet via satélite da OneWeb para levar sinal a áreas montanhosas ou rurais, onde não existem torres de celular.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS