Conecte-se conosco

Tecnologia

Ameaça da inatividade: Proteja sua conta Google de ser deletada

Publicado

em

O Google anunciou no mês de maio deste ano, que devido a algumas mudanças na sua plataforma, todas as contas inativas nos servidores seriam excluídas permanentemente, e isso em escala mundial. Tal notícia deixou muita gente aflita, devido aos dados que poderiam ser irremediavelmente perdidos com esse processo.

Entretanto, há uma maneira de salvar seus vídeos, fotos e demais arquivos que estão guardados naquela sua conta do Google que raramente é usada, e te serve mais como arquivo morto, vamos conferir como fazer isso?

Por que o Google deseja deletar as contas inativas?

A iniciativa faz parte de um projeto maior, que visa expandir e otimizar os servidores, portanto a limpeza dos espaços que não estavam sendo devidamente utilizados na nuvem, serviria justamente para estar auxiliando neste processo de otimização de serviços.

Agora, se você não sabia dessa exclusão, também não precisa ficar apavorado, pois os procedimentos só começarão em dezembro de 2023, e a empresa vai começar por aquelas pessoas que criaram contas, mas nunca mais entraram nelas.

Além disso, o Google irá mandar avisos para endereços de e-mail e números de telefone que estejam associados com essas contas, avisando o proprietário com antecedência sobre o que será feito e quando isso ocorrerá.

Dessa forma, há uma maneira de salvar os dados que você deseja manter consigo, ficou curioso para saber como isso pode ser feito? Bom, chega de suspense e vamos lá! Para evitar a perda de itens preciosos, será necessário fazer um backup de tudo o que estiver guardado e por sorte o processo é bem simples e fácil de fazer, vejamos:

Primeiro passo

Para começar, basta que o usuário acessa a página do Google Takeout e por ali realizo o download de todas as informações acumuladas na conta até aquele momento. Mas, é importante lembrar que o sistema seleciona os dados de maneira automática.

Segundo Passo

Após ter concluído o download, o sistema fornecerá um link para a pessoa poder ter acesso aos seus arquivos, que por sua vez poderão ser armazenados em um pendrive ou outra plataforma. Então, é só selecionar o formato em que deseja realizar o salvamento e clicar na opção, “Criar Exportação“.  

Uma vez que isso tenha sido concluído, o Google estará enviando os arquivos de backup para o e-mail escolhido previamente e você pode deletar a conta ou deixá-la ali para a própria empresa fazer isso nas datas já estipuladas.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS