Conecte-se conosco

Automobilística

Carros diesel encalham nas lojas 🚗

Publicado

em

Os automóveis a diesel viraram verdadeira sensação no Brasil. A popularidade aumentou, nos últimos anos, a ponto de todas as picapes médias serem vendidas unicamente com esse tipo de combustível. A Jeep, por exemplo, conseguiu consolidar no mercado nacional SUVs a diesel em vários tamanhos diferentes.

O panorama atual, no entanto, difere um pouco desse contexto recente. Todo esse cenário positivo parece enfrentar um indicativo de queda. Isso, porque os números indicam uma redução brusca da demanda por esse tipo de veículo.  

De acordo com um levantamento feito pela revista Quatro Rodas, os carros a diesel estão, hoje, encalhando nas lojas, perdendo o valor de mercado rapidamente e, mais do que isso, deixando de ser atrativos para os compradores. O que estaria por trás desse fenômeno?

Entenda!  

O primeiro aspecto para explicar essa tendência estaria relacionado à alta dos combustíveis, especialmente do diesel, cujo valor está igual ou até maior do que o da gasolina, em alguns locais. O que era vantajoso há alguns meses agora não é mais.

Por mais que os carros, exclusivamente, a diesel sejam mais econômicos e tenham mais torque que os modelos equivalentes a gasolina ou flex, eles perderam um pouco da atratividade.

Vale considerar, ainda, o fato de que o preço da manutenção desse tipo de automóvel costuma ser bem mais elevado, em comparação com as demais categorias.

Números indicam queda

Os números ilustram bem os reflexos dessa tendência. No período de janeiro a maio, as vendas de carros a diesel no Brasil caíram de 13,2%, em 2022, para 11,1% este ano.  

O elemento visível e que deixa nítida toda essa situação é a quantidade de veículos disponíveis nas lojas. Eles estão, praticamente, encalhados, incluindo picapes médias que avançaram no mercado, nos últimos anos.

Esse cenário é o que explica, por exemplo, alguns dos movimentos recentes das fábricas. A Jeep, por exemplo, tirou o Renegade diesel de linha no Brasil e deve fazer o mesmo com o Compass.

A Ram Rampage estreou com motor a gasolina mais caro que o diesel, o que ainda não havia acontecido. Além disso, o motor 2.0 turbo gasolina da Rampage é mais potente e tem mais torque que o 2.0 diesel.

De certa forma, o campo que estava aberto entre uma categoria e outra está reduzindo e já não apresenta tantas vantagens e pontos positivos como antes.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS