Saúde
Mingau: a refeição perfeita para quem quer emagrecer e manter a glicemia sob controle
Muita gente acha que o mingau se restringe a um alimento recomendado apenas para crianças pequenas e idosos, mas é aí que mora o erro. Não importa a idade, todos deveriam consumi-lo, pois além de ser bastante saboroso, ele também pode trazer inúmeros benefícios para a saúde.
O preparado possui uma alta quantidade de proteínas e fibras, que acabam contribuindo para a melhora da saúde intestinal, além de auxiliar no controle dos índices glicêmicos no organismo e também do colesterol.
Dessa forma, saborear uma boa tigela de mingau com regularidade pode te ajudar a prevenir males como a obesidade e a diabetes, isso não é ótimo? Então, entenderemos mais sobre como a aveia, esse ingrediente que é a base dessa mistura deliciosa, pode ajudar a melhorar a sua vida!
Por que a aveia é benéfica para o nosso corpo?
A aveia é um cereal que já é conhecido pela humanidade desde os tempos antigos, havendo relatos do seu cultivo na Mesopotâmia e no Egito Antigo. Por séculos, o grão foi a base alimentar de muitas pessoas, principalmente dos mais pobres.
Logo, com o advento da modernidade, várias pesquisas científicas foram realizadas para descobrir por que nossos ancestrais apreciavam tanto o alimento, e os resultados obtidos foram simplesmente impressionantes.
Segundo os estudos, as fibras solúveis presentes neste insumo alimentar facilitam o trânsito intestinal, ajudam a proteger a camada viscosa e ainda contribuem para diminuir a absorção do colesterol vindo de outros itens ingeridos.
Entretanto, engana-se quem acha que as vantagens oferecidas pela aveia acabam por aí, pois as descobertas revelaram uma lista bastante extensa de benefícios que podem e devem se aproveitados, vejamos alguns:
Atua prevenindo a diabetes
O seu baixo valor glicêmico contribui para o grão auxiliar na prevenção e no combate da diabetes, sendo amplamente recomendado para portadores dessa doença. As fibras presentes na composição da aveia unem-se ao açúcar presente no sangue, evitando picos de glicose e beneficiando na digestão do amido.
Auxilia no processo de emagrecimento
Segundo nutricionistas, a aveia trata-se de um alimento de absorção lenta, contribuindo para uma maior sensação de saciedade por parte de quem a consome. Portanto, se você deseja evitar sentir muita fome entre as refeições, incluir o grão na dieta é uma boa maneira de evitar deslizes.
Ajuda a combater o intestino preso
Esse cereal possui uma fibra solúvel chamada de betaglucana, que forma uma camada viscosa no aparelho digestivo e regulariza o trânsito intestinal. Enquanto isso, as suas fibras insolúveis aumentam o volume das fezes e promovem uma maior limpeza dos canais intestinais, impedindo o surgimento de obstruções e demais problemas oriundos disso.

-
Política2 dias atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Empresas2 dias atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas2 dias atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças2 dias atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Automobilística2 dias atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades
-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800