Saúde
Diga não às conchas em casa: Entenda os riscos escondidos
Praticamente toda criança já brincou de procurar conchas quando foi à praia e até mesmo alguns adultos ainda fazem isso. Afinal, é praticamente impossível não se maravilhar com os variados formatos e cores com os quais a natureza nos presenteia.
Porém, por mais incrível que isso possa parecer, essa prática de pegar esses objetos e levá-los para a sua casa pode causar diversos danos ambientais, de acordo com muitos profissionais especialistas em biologia marinha.
Portanto, embora a beleza das conchinhas seja inegável, hoje vamos te contar por que você deve evitar retirar esses itens do seu habitat natural e optar por apreciar a sua beleza de longe. Vamos conferir mais sobre esse assunto?
Conchas não são peças de decoração!
As conchas não são apenas meros enfeites, elas desempenham um papel fundamental na manutenção do bom funcionamento dos ecossistemas dos mares e oceanos ao redor do mundo. Parece impressionante, não? Mas é a mais pura verdade!
Segundo os cientistas, essas estruturas oferecem proteção e abrigo para várias espécies de animais marinhos, desde pequenas lesmas até os engraçados caranguejos-ermitões, que não possuem uma carapaça dura, então ocupam conchas de outros animais para se protegerem dos predadores que podem tentar devorá-los.
Logo, para esses espécimes, uma diminuição no número de conchas disponíveis pode significar a morte certa e, em um cenário mais crítico, até mesmo ameaça de extinção. É claro que não podemos nos esquecer dos donos originais dessas “casas“, os nossos queridos moluscos.
E sim, nós sabemos que você se lembrou do Lula Molusco do desenho do Bob Esponja, apesar dos polvos e lulas não buscarem esse tipo de abrigo. Por fim, esses animais gastam muito tempo construindo essas verdadeiras obras de arte, utilizando carbonato de cálcio de forma extremamente lenta e criteriosa.
Então, quando você retira uma concha da praia, mesmo que sem querer, acaba prejudicando uma série de formas de vida que dependem delas para sobreviver! Uma pesquisa realizada no ano de 2019 revelou um dado bastante preocupante: diversas conchas oriundas de animais protegidos por lei são amplamente comercializadas ilegalmente.
E o pior de tudo é que os comerciantes que fazem isso são raramente punidos, fazendo com que esse mercado continue e até mesmo prospere. Por exemplo, em países como a Índia, há gravações de milhares de estruturas recém-colhidas do mar e ainda contendo animais vivos sendo brutalmente arrancados e mortos das suas “moradias“.
Resumindo, as conchas ainda são vitais para evitar a erosão costeira que ocorre na praia, uma vez que, ao se desintegrarem, elas se tornam parte da areia. Assim, quando há uma retirada massiva destes itens, as praias acabam ficando desprotegidas e sujeitas à ação destrutiva dos agentes climáticos e do homem.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp