Conecte-se conosco

Saúde

Mascar chiclete: por quanto tempo é seguro?

Publicado

em

Mascar chicletes é um hábito muito comum entre as pessoas, fazendo até mesmo parte do dia a dia de algumas. Os motivos para essa prática são variados, indo desde o gosto até a melhoria do hálito, passando também por aspectos como o alívio do estresse ou do tédio que o momento proporciona.

Inclusive, esse hábito é totalmente inofensivo, na maioria dos casos. Isso porque, mesmo que muitas pessoas não saibam, existe um limite de tempo para permanecer mastigando o chiclete, bem como alguns tipos do “alimento” são mais benéficos do que outros, que podem causar algumas complicações à sua saúde bucal.

Chicletes: Quais e por quanto tempo mascar?

Inicialmente, é importante deixar bem claro que existe uma grande diferença entre os chicletes com e sem açúcar, e você já deve imaginar o motivo. O açúcar atua como alimento para os micro-organismos encontrados na placa bacteriana dos dentes, o que pode diminuir o pH da saliva.

Se o pH da saliva ficar abaixo de um certo nível, pode desgastar o esmalte dos dentes, o que, por sua vez, aumenta o risco do aparecimento das cáries. Inclusive, quanto mais tempo e frequência a pessoa masca chicletes com açúcar, maiores os riscos.

Se você não abrir mão do açúcar em sua goma de mascar, o ideal é escovar os dentes logo após jogar o produto fora. Se isso não for possível, o melhor é manter o chiclete na boca mesmo depois que ele já perdeu o sabor, já que salivamos mais quando mastigamos continuamente, diminuindo a possibilidade de as cáries surgirem.

Agora, em relação ao tempo máximo que você deve continuar mascando o chiclete, pode variar um pouco, mas a recomendação é que o faça apenas enquanto a goma ainda tiver sabor. Isso porque mascar por muito tempo contínuo pode ocasionar os seguintes problemas:

  • enxaquecas, em pessoas já dispostas a tal distúrbio;
  • cefaleias tensionais, que são dores de cabeça originadas por tensão muscular;
  • risco de gastrite.

É importante também ressaltar que as experiências com as gomas de mascar são individuais, de modo que algumas pessoas não sentirão nenhum efeito adverso ao mascar por horas, enquanto outras podem sentir dor mascando por alguns minutos.

O ideal é prestar atenção em como o seu próprio corpo reage, caso você seja um adepto dos chicletes, se adaptando conforme o necessário. Além disso, se for preciso, consulte um dentista e fale sobre o assunto.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS