Conecte-se conosco

Saúde

O horário do café da manhã pode prevenir a diabetes

Publicado

em

A diabetes é uma doença crônica que exige que o paciente se medique e faça um controle rigoroso para o resto da sua vida. Porém, caso o tratamento médico seja seguido à risca, é perfeitamente possível que o indivíduo leve uma vida praticamente normal.

Existem diversos fatores que podem aumentar ou diminuir os riscos de desenvolver essa patologia, e os médicos apontam que o horário no qual a pessoa se alimenta pode influenciar muito neste quesito. Uma pesquisa publicada no Jornal Internacional de Epidemiologia pode nos fornecer dados muito interessantes sobre o assunto.

Para realizar tal levantamento, os acadêmicos usaram 103.312 adultos como base de estudos e descobriram que tomar café da manhã após o período das 9 horas acrescenta em 59% as chances de a pessoa desenvolver a diabetes, se compararmos com quem se alimenta antes das 8 horas.

De acordo com Anna Palomar-Cros, pesquisadora do ISGlobal e primeira autora do estudo:

“Sabemos que o horário das refeições desempenha um papel fundamental na regulação dos ritmos circadianos e no controle da glicose e lipídios, mas poucos estudos investigaram a relação entre o horário das refeições ou o jejum e o diabetes tipo 2.”

Quais foram as descobertas reveladas?

A referida pesquisa foi realizada em parceria com um famoso instituto da França chamado NutriNet-Santé. Diversos voluntários preencheram formulários detalhando diversos aspectos das suas respectivas dietas e horários em que costumam se alimentar durante o dia.

Em seguida, os acadêmicos analisaram os dados obtidos e calcularam a média dos registros alimentares obtidos, avaliando a saúde dos participantes ao longo de um período de 7 anos. Assim, durante o tempo das análises, foram registrados 963 casos novos de diabetes do tipo 2 entre os que se alimentavam mais tarde.

Palomar-Cros explica:

“Biologicamente, isso faz sentido, já que pular o café da manhã é conhecido por afetar o controle da glicose e lipídios, bem como os níveis de insulina.”

E, por coincidência, os pesquisadores descobriram também que a mesma regra se aplica para os que jantam depois das 22 horas, sendo que eles também possuem maiores probabilidades de acabar desenvolvendo esse mal.

Manolis Kogevinas, pesquisador do ISGlobal e coautor do estudo, elucida:

“Nossos resultados sugerem que uma primeira refeição antes das 8 horas e uma última refeição antes das 19 horas podem ajudar a reduzir a incidência de diabetes tipo 2.”

No ano de 2018, a mesma equipe conduziu um levantamento que revelou que existem evidências claras de que jantar antes das 21 horas pode auxiliar na redução do risco de câncer de mama e próstata em até 20%. Por fim, estudos como esse somente reforçam que devemos cuidar bem da alimentação para equilibrar a saúde do nosso organismo.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS